Hoje é:3 de dezembro de 2024

Sua obra em 360°

Plataforma melhora a eficácia do gerenciamento de construções de diferentes portes

Por Carlos Cruz | Imagens: Divulgação

Plataforma inovadora no mercado da construção civil, a Construct IN é uma ferramenta de monitoramento remoto de obras através de imagens em 360°. Com esse recurso, obras de qualquer dimensão podem ser acompanhadas de qualquer lugar do mundo, de forma totalmente online, sendo dispensável a visitação presencial ao local da construção. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

A Construct IN foi fundada em março de 2019 pelo engenheiro civil Tales Silva. Ele conta que a ideia de criar a plataforma surgiu um ano antes, quando, morando em São Francisco, na Califórnia, percebeu que essa ferramenta já era utilizada por lá.

“Eu vi que tinham algumas soluções que estavam começando a usar câmera 360 dentro do canteiro de obras para permitir que as pessoas conseguissem acessar as obras remotamente, não precisassem visitar presencialmente, assim como permitisse documentar toda a etapa construtiva da obra, para ter um as built melhor consolidado”, relembra.

Com pouco mais de três anos de atuação, a Construct IN já conquistou clientes e parceiros importantes, como a PUC-RS, o Banco do Brasil, a Techint e a Gerdau. De acordo com Tales, o produto oferecido pela empresa é revolucionário em diversos aspectos. “Não existe uma ferramenta hoje que permita você documentar a obra com tantos detalhes como a Construct IN, porque a foto 360 te dá a vista geral de um ambiente”, garante. “É uma solução que torna a obra realmente um ambiente transparente e totalmente digitalizado que qualquer pessoa consegue acessar de qualquer lugar do mundo”, reitera.

Além do monitoramento da obra, a plataforma oferece diversas outras funcionalidades, como a possibilidade de adicionar imagens de forma mais rápida, criar pontos de visualização na planta do projeto, fazer comentários e anexar documentos, compartilhar informações entre a equipe e comparar a evolução dos projetos ao longo do tempo.

O engenheiro afirma que a precificação do serviço varia, mas, muitas vezes, sai mais barato que a passagem aérea que o cliente pagaria para chegar ao local da construção. “O cliente consegue reduzir em mais de 50% o gasto com viagens desnecessárias à obra, consegue envolver muito mais stakeholders, então consegue envolver pessoas que, não necessariamente visitavam a obra, para também estarem resolvendo os problemas, olhando a obra no dia a dia, como que ela está acontecendo. O cliente consegue documentar todas as etapas construtivas e ter realmente um as built de como foi construído aquele edifício para também poder usar no pós-obra”, detalha o CEO.

Tales também acrescenta que um dos pontos fortes da ferramenta é a parte de comunicação interna, em que é possível criar apontamentos e tags. “Consegue referenciar um problema, não só no pavimento, não só no ambiente, mas na data e no ponto exato em que ele aconteceu, então consegue criar uma base de dados muito mais precisa através desses comentários e apontamentos direto na plataforma”, explica.

A gravação das imagens é feita por meio de uma câmera 360° integrada ao capacete de uma pessoa na obra, que vai caminhando pelo local e captando imagens dos ambientes em minutos. Tales considera que essa tecnologia é como um “street view das obras”. “Isso é possível através da tecnologia que a gente desenvolveu que vincula as imagens à planta”, conclui.

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *