Hoje é:21 de novembro de 2024

Terceirização na construção civil

A terceirização pode ser uma grande saída para pequenas empresas e autônomos na construção civil

Por Caio Fontoura

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Terceirizar, num primeiro momento, pode parecer que aumentam os custos e fica inviável para o fluxo financeiro de uma pequena empresa. Tenha cuidado com esta forma de pensar, pois, poderá estar somando atividades e preocupações dentro de sua empresa, desnecessárias, com seu objeto de venda. Vamos conversar um pouco e entender como a terceirização pode ajudar pequenos empresários a alavancarem sua empresa.

Existem algumas formas e cálculos para saber se é vantagem terceirizar alguma atividade da sua obra ou da sua empresa, não entrarei no detalhe para provar a resposta certa. Aqui, buscarei indicar alguns olhares que vão te ajudar muito a tomar esta decisão, sem muitos esforços e sem perder tempo. Uma pergunta muito simples que se deve fazer é: por quanto tempo e frequência é necessário realizar a atividade em questão? Ex.: uma obra retira, em média, 1 caçamba de entulho a cada mês. É vantagem comprar uma caçamba e contratar um motorista somente para fazer esta atividade? Logicamente não! O melhor é terceirizar este serviço com um empresa especialista em realizar bota-fora. O levante de alvenaria é vantagem terceirizar? Muitas vezes não. Além de ser um serviço que não exige muita complexidade, o volume é muito grande, justificando a contratação de uma equipe própria. Outra pergunta é: a atividade a ser executada exige mão de obra específica? Existem normas criteriosas a serem seguidas? Ex.: numa obra, a fachada será do tipo “ventilada”, onde os materiais e técnicas para construir exigem um cuidado especial. Neste caso, não me resta uma melhor situação a não ser ter que contratar uma empresa com uma grande experiência e equipe treinada para realizar o serviço.

Além do know how, a terceirização agrega também na responsabilidade técnica. Quando se terceiriza um serviço é dividido também os riscos, garantias e responsabilidades sobre o mesmo. A ideia de contratar uma outra empresa para fazer um determinado serviço é porque este serviço é a principal atividade daquela empresa contratada (praticamente diariamente). A equipe já é treinada, tem experiência, tem todo o maquinário e ferramentas específicas. Além disso, sabe-se onde moram os problemas. Assim, os serviços tendem a ser mais rápidos, com menos perdas e mais duráveis.

Mas fiquem atentos! Terceirizar e não fiscalizar o que foi contratado pode ser uma grande furada. Contratar uma empresa especialista não significa fechar os olhos e deixar ela fazer o que quiser. É necessária uma fiscalização ativa, que verifique todos os detalhes contratados, que faça os registros técnicos e contratuais, pois, num problema de garantia a empresa terceirizada deverá ser acionada e, neste momento, todas as evidências geradas serão de grande utilidade.

Portanto, quando pensar em terceirizar não fique preso apenas aos números. Uma análise mais global, identificando os benéficos de focar no seu objeto final de venda e perder menos tempo com processos que não fazem parte do cerne da sua obra ou empresa, trará mais agilidade, flexibilidade, qualidade e menos dor de cabeça.

COMPARTILHE

Arquiteto e urbanista, pós-graduado em tecnologia no gerenciamento de obras. Atua em construções de edifícios para o mercado imobiliário da cidade de Salvador (BA). É sócio da AF Engenharia, empresa que atua nos setores industrial e comercial, prestando serviços de planejamento, coordenação de projetos e execução de obras em diversas cidades das regiões norte e nordeste do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *