Hoje é:3 de dezembro de 2024

Tijolo e ousadia

Por Manu Souza | Fotos: BeWie./Flickr, D French/Flickr, TUBS

Localizado em Herford, na Alemanha, o Museu MARTa Herford chama atenção de quem avista de longe a sua arquitetura. Com toques modernos, o arquiteto responsável pelo projeto, Frank Gehry, iniciou a obra em 2001 e só em maio de 2005 a construção foi concluída.

Os tijolos cerâmicos dominam a fundação do museu, assim como a calçada externa e algumas áreas do piso interno da construção. Aproveitando o layout da arquitetura do bairro, onde dominam pequenas casas com reboco branco, Gehry optou pela utilização da cerâmica vermelha para destacar de maneira natural a estrutura do museu.

A arquitetura é uma verdadeira obra-prima em homenagem ao tijolo. O arquiteto desenhou um edifício bem estruturado onde as construções em aço não só apoiam a parte interna do prédio, mas também revestem grande parte dos tijolos da fachada. Na parte de trás do museu, foram construídos um café e um restaurante com vista para um pequeno riacho.

A estrutura do edifício é separada por um corredor envidraçado atuando também como entrada principal e lobby para o complexo. O pátio de entrada está separado por duas alas que dá acesso à entrada principal e onde pode-se observar a intricada escultura entre cerâmica e aço que formam a belíssima sinalização com o nome do museu. Em contraste com o exterior, o interior é dominado por placas de gesso brancas sobre estruturas de aço e teto branco, com grandes claraboias culminando a área de exposição.

Frank O. Gehry é considerado um dos arquitetos mais criativos e originais do mundo. Desde o início de sua carreira, optou por fazer uso dos materiais mais improváveis e, na maioria dos casos, conseguiu resultados surpreendentes, como no caso do MARTa.

O nome “MARTa” é um acrônimo para Möbel (móveis), ART (arte) e meio ambiente (ambiente). A Câmara Municipal da comunidade queria preservar o título da região de “melhores fabricantes de móveis da Alemanha”, foi quando convidou Gehry para projetar um novo museu para design e arte – o MARTa. Suas exposições mudam regularmente e o espaço também possui um fórum para a cultura, eventos e apresentações.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *