Hoje é:21 de novembro de 2024

Uma década de cerâmica

Livro destaca dez anos da história da cerâmica e contou com apoio da Anicer

Por Juliana Meneses | imagens: Divulgação

Foi lançado no dia 17 de setembro, na sede do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, o livro do consultor técnico Antônio Pimenta, “Uma década da indústria de cerâmica vermelha no Brasil”. O projeto contou com o apoio da Anicer e em seu lançamento, diversos ceramistas marcaram presença.

Na obra, o autor apresenta o crescimento do setor da construção civil até a recessão, durante a década de 2010, trazendo uma análise sobre os fabricantes de blocos, tijolos, telhas e outros produtos da cerâmica vermelha.

Para Antônio Pimenta, a principal motivação do livro foi contribuir para a literatura voltada para o mercado cerâmico. “Há pouca literatura brasileira voltada ao setor de cerâmica vermelha e achei oportuno lançar esta obra para divulgar meu trabalho e servir como um guia orientativo para as indústrias, já que no livro são tratados diversos aspectos do dia a dia dessas empresas”.

Para Pimenta, seu livro é uma contribuição para a cerâmica vermelha do Brasil, fazendo uma análise do mercado, além da apresentação de estudos de caso. Ele ressalta ainda a importância da capacitação dos profissionais.“O primeiro aspecto é uma análise do setor durante a década de 2010 e descrição das indústrias cerâmicas quanto as suas estruturas, produtividade, qualidade e relações comerciais. Alguns estudos de caso são apresentados e podem servir aos ceramistas, fazendo comparações com suas empresas. Um alerta importante aos empresários é na qualificação de seu pessoal. Equipes bem treinadas e motivadas conseguem produzir mais e melhor”.

Pimenta acredita que para uma cerâmica ter uma vida saudável é necessário fazer um controle em toda a cadeia produtiva. “As indústrias devem ter sob controle seu processo produtivo, sempre analisando o desempenho geral da empresa e seus diversos segmentos, como produção diária, índices de quebras e desperdícios, consumo de combustíveis para secagem e queima e buscar sempre adequar seus produtos para um bom nível de qualidade. Além de ficar muito atenta ao mercado, explorando seus potenciais”, finaliza.

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor, por meio do telefone: (21) 99700-2028.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *