Hoje é:23 de novembro de 2024

Você violou as diretrizes dessa comunidade

Por Gabriel Medeiros

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Por que o Instagram está derrubando uma série de grandes contas de seguidores? 2021 foi o ano que mais contas foram derrubadas na rede. Perfis pessoais, blogueiros, humor, políticos, memes. Muita gente perdendo receita, audiência, visibilidade.

Não há resposta óbvia

O Instagram nunca foi muito claro em suas diretrizes. Justamente para não ter que se explicar muito. O grupo deleta e acabou. Quer de volta? Preencha um formulário que não vai ser analisado por ninguém. Com sorte, você receberá uma resposta automática, sem maiores explicações e mantendo a suspensão.

Politicamente correto umbilicalmente ligado nas mudanças de regra do jogo

Você nunca vai saber quando uma regra mudou ou deixou de existir. Você nunca vai saber ao certo porque perdeu a sua conta. E esse é o grande pulo do gato de isenção do grupo Facebook. Ele monta as regras, julga e pune, sem que o usuário tenha um estatuto para se balizar.

Você sabe que pedofilia e nudez são banidos de imediato, mas qual palavrão você não pode escrever? Aliás, você sabia que palavrão foi regra de punição em 2020? As diretrizes de ofensas e denúncias sobre conteúdo inadequado estão ligadas as pautas do politicamente correto, e as de “informação falsa” muito conectadas a política.

Quem dita as regras está se pautando com base nos números que recebe da sua própria audiência e o politicamente correto tá vencendo de goleada. O grupo Facebook se esconde num estatuto invisível, mas age por trás dos panos na hora de derrubar alguns perfis.

Quem audita externamente os números do Instagram?

Ninguém. E quem audita as decisões de punição e bloqueio de página? Ninguém. Será que isso não é uma ditadura digital?

Requerer sua conta de volta é quase ganhar na loteria

Se você teve paciência para preencher o passo a passo orientado por eles, agora é aguardar, com chance mínima, que seu perfil seja restituído. O método que vários perfis grandes têm conseguido se reestabelecer é via judicial. Você entra com um processo e aguarda, aqui normalmente é ganho de causa para o dono do perfil.

Eles estão dificultando, e muito, para quem joga as regras fora do jogo deles. Na outra ponta, temos um mar de denúncias fake, feitas por robôs, que inunda o setor de análise do grupo que não tem material humano para atender a demanda. O que antes era um terreno livre pra ideias, se torna palco para quem se submete as regras do politicamente correto.

Publicitário, estrategista de marketing, ex-diretor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro, e sócio da agência Bartô publicidade, especializada em conteúdo e digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *