Hoje é:19 de setembro de 2024

Zuckerberg surfa muito bem na inocência do usuário

Por Gabriel Medeiros

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Algumas trends são massivamente popularizadas com um objetivo muito simples:

Coletar seus dados para alimentar o algoritmo de anúncios. E você faz isso de graça e feliz. São dezenas de exemplos que viraram trend mundial e o mais recente é o “5 coisas que eu gosto/odeio/amo sobre mim”.

O marketing digital normalmente se baseia em dar um benefício para o usuário e pedir seus dados em troca. Se você preenche todos seus dados bonitinhos pela primeira vez na NetShoes, eles te dão 10% de desconto. Mas para o “Zuck” não tem essa. Ele cria, surfa na inocência de quem entra na moda e te faz dizer para ele o que você gosta, o que não gosta, o que odeia e o que não odeia.

Quando você participa das 5 coisas que mais importam ou não importam na sua vida, está dando, de graça, seus dados de desejo e/ou repulsa para o grupo Facebook, melhorando consideravelmente quais dados eles vão usar nos filtros e categorias de anúncio, sem te dar 1 centavo por isso.

É gênio ou não é?

Até o próximo artigo.

Publicitário, estrategista de marketing, ex-diretor de comunicação do Governo do Rio de Janeiro, e sócio da agência Bartô publicidade, especializada em conteúdo e digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *