Hoje é:2 de maio de 2024

29 anos de Anicer

Criada em 1992, Associação foca na qualidade do produto cerâmico e favorece o diálogo com governo, instituições, empresários e a sociedade civil

Por Manu Souza | Imagens: Anicer

Vinte e nove anos já se passaram, desde a criação da Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer, durante reunião na sede da Confederação Nacional da Indústria – CNI, em Brasília (DF), no dia 20 de janeiro de 1992 e um longo caminho de realizações e lutas foi percorrido durante esse tempo, descrevendo uma trajetória crescente da instituição pelo desenvolvimento do setor de cerâmica vermelha.

Com a missão de representar o setor de cerâmica vermelha e promover o desenvolvimento sustentável e mercadológico, a Associação tem em sua trajetória o comando de cinco presidentes que facilitaram a articulação de parcerias com pesquisadores e instituições científicas, empresariais, públicas e privadas, no intuito de desenvolver e disseminar o uso dos produtos cerâmicos.

O atual presidente, Natel Moraes, fala com orgulho da sua incumbência à frente da Anicer nos últimos cinco anos. “Nesses 29 anos eu entendo que uma das maiores conquistas da Anicer foi o Programa Setorial da Qualidade, que realmente resume tudo aquilo que a Instituição pensa em relação ao produto cerâmico. Mas, nos últimos anos, a Associação vem trabalhando em diversos projetos para fortalecer o nosso setor. As Fichas de Avaliação de Desempenho são bons exemplos disso. O nosso último ano foi muito difícil, com a questão da pandemia de Covid, mas ainda assim, entregamos oportunidades e conhecimento ao nosso associado. Desenvolvemos um evento 100% online, onde convidamos os melhores profissionais para discutir temas do interesse de todos. Promovemos lives semanais voltadas para a construção civil, tornamos a nossa Revista da Anicer online. Teve ainda o Projeto do bloco de fixação, o desenvolvimento de um modelo de telha padrão, a discussão sobre a norma de alvenaria sem função estrutural e tantas outras ações que ainda estão em curso. Enfim, o trabalho vem sendo feito, o que falta é fazer com que os ceramistas que ainda não se associaram entendam que todos nós formamos um grande grupo, um grupo em prol ao desenvolvimento da cerâmica vermelha. É isso o que penso, no que acredito e é por isso que vou continuar lutando. A nossa luta sempre foi a da representatividade da cerâmica e cada vez mais, a inclusão da cerâmica vermelha nas obras. Todos os presidentes anteriores também batalharam para isso e fizeram um grande trabalho. Estamos todos de parabéns”.

“A nossa luta sempre foi a da representatividade da cerâmica e cada vez mais, a inclusão da cerâmica vermelha nas obras. Todos os presidentes anteriores também batalharam para isso e fizeram um grande trabalho. Estamos todos de parabéns”.

Parcerias refletem benefícios para todo o setor

A constante busca por novidades para o setor sustenta o conteúdo das atividades realizadas pela Anicer, que promove convênios, serviços, pesquisas e eventos para os ceramistas com pesquisadores e instituições científicas, além de operar continuamente em diversas frentes de trabalho articulando parcerias com renomadas entidades. Vale destacar a importante atuação de sindicatos, associações e cooperativas junto a Anicer, que desenvolvem um relevante trabalho para o crescimento do setor no país inteiro. A Associação também conta com o apoio de instituições como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde conquistou um espaço no Fórum Nacional da Indústria, além de Federações de Indústrias, Senai, Sesi, Sebrae, ABNT, Anamaco, Inmetro e outros.

Nos últimos anos, importantes parcerias foram fechadas com órgãos nacionais e regionais, como federações de indústrias de todo o país e o sistema “S”. O intercâmbio contínuo com instituições técnico-científicas nacionais e internacionais por meio de convênios, serviços, pesquisas e eventos, para os ceramistas e seus colaboradores permite à Anicer trazer novidades para a cerâmica vermelha.

No final de 2020, a Associação realizou, com patrocínio do Sesi e do Senai, a primeira edição da Convenção Nacional da Cerâmica – ConvenCer, com o intuito de promover o debate sobre o atual cenário da construção civil. A iniciativa contou com a realização de 6 edições e teve início no dia 05 de novembro, no Mato Grosso do Sul, seguido por Minas Gerais – 12 de novembro, Rio de Janeiro – 19 de novembro, Região Sul – 26 de novembro, Região Norte – 03 de dezembro e Ceará – 10 de dezembro. O evento abrangeu todas as regiões do Brasil e possibilitou uma ampla participação nas variadas palestras.

Sócios têm papel importante

O trabalho conduzido pela Anicer durante os anos de sua existência conta com apoio essencial dos seus associados, que entendem a força de um representante nacional para o fortalecimento do setor. A filiação à Associação é um comprometimento com a união de todo setor e é feito de maneira voluntária, entretanto é necessária para que a Anicer possa seguir defendendo os interesses das indústrias de cerâmica vermelha nos temas atuais e primordiais para o contínuo desenvolvimento do segmento cerâmico.

E, por isso, a Anicer faz questão de comemorar mais um ano de trabalho em prol do setor cerâmico e dividir histórias e conquistas com seus associados e parceiros. “A Anicer tem uma história de conquistas e lutas. Claro que nós sofremos algumas derrotas, mas tenho certeza que as conquistas foram maiores que as derrotas e todo esse esforço, vale muito a pena, pela transformação do nosso setor de cerâmica vermelha”, finaliza Moraes.

COMPARTILHE

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *