Hoje é:19 de maio de 2024

50º Encontro Nacional destaca inovação para a cerâmica vermelha

Evento acontecerá de 25 a 27 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará

Por Manu Souza | Imagens: Anicer, Antônio Pimenta, Bart van Dorp (CC BY 2.0), Rafa Tecchio (CC BY-SA 3.0)

Fortaleza se prepara para receber o mais importante evento do setor de cerâmica vermelha. Anual e itinerante o Encontro Nacional é uma realização da Anicer e este ano conta com o apoio do Sindcerâmica/CE.

De 25 a 27 de outubro, os 4.500 m2 do pavilhão Iguape, no Centro de Eventos do Ceará será tomado pela cerâmica vermelha para receber o público do já tradicional encontro anual dos ceramistas do Brasil. Segundo a organização do evento, são esperados cerca de 1.000 empresários, durante os três dias do encontro.

Com uma programação de destaque, esta edição nordeste vem repleta de novidades. A primeira delas é a sua planta, totalmente integrada às ações do Encontro Nacional. O auditório, por exemplo, será montado junto ao Espaço de Negócios/Expoanicer e funcionará no esquema de palestras silenciosas – onde o espectador assistirá ao conteúdo utilizando um fone de ouvido.  Além disso, a programação está mais enxuta, para que o ceramista tenha bastante tempo de conversar e negociar com as marcas expositoras do evento.

“Nós, do Sindcerâmica, esperamos um grande evento – que marca o 50º Encontro Nacional da Cerâmica Vermelha e os 50 anos do sindicato. É o momento perfeito em que nós podemos retornar os encontros nacionais da Anicer, após a pandemia e após tantos anos que não temos um Encontro. Iremos rever os amigos, conversar, trocar ideias, pensar o setor, aprender com os Fóruns e Minicursos e aproveitar o networking que é esperado em um evento como este. Que possamos ter um encontro com grande sucesso e retorno para as marcas expositoras e para os ceramistas que virão em busca de melhorias para suas fábricas”, disse o presidente do Sindcerâmica/CE, Marcelo Tavares.

Programação técnica oferece solução para ceramistas

Especialistas de diversas áreas de conhecimento estarão presentes para discutir questões relacionadas ao setor cerâmico. Entre os temas abordados durante os Minicursos, estão questões como Secagem, Mercado Livre de Energia, Manutenção de equipamentos, Gestão de Dados e Qualidade.

Já nos Fóruns, serão abordadas questões sobre a economia brasileira, redução de custos da energia e marketing digital. Como palestra âncora, tem o economista Roberto Padovani discorrendo sobre “Economia brasileira e os próximos 4 anos”.

A entrada nos Minicursos é gratuita, de acordo com a capacidade do auditório. Já os Fóruns estão sendo vendidos em um combo para os três dias e os sócios Anicer e Sindcerâmica/CE têm desconto na inscrição.

Conheça a programação completa do 50º Encontro Nacional

Dia 25 de outubro

09h às 12h – Assembleia Anicer – Sede da FIEC | Sala VIP, 6º andar

14h às 21h – Expoanicer/Espaço de Negócios

14h
Fórum 1
Economia brasileira e os próximos 4 anos
Roberto Padovani / Economista
16h
Minicurso 1
Secador Semi-rápido: consumo energético na Indústria Cerâmica
Valter Lain / Cosmec
17h
Minicurso 2
Integração de energia renovável e sustentabilidade no mercado livre de energia, destacando iniciativas ESG e oportunidades para a indústria ceramista
Claudio Ribeiro / CEO e sócio da 2W Ecobank

18h – Solenidade de Abertura


Dia 26 de outubro

6h30 – Visita Técnica: Cerâmica Afonso

14h às 21h – Expoanicer/Espaço de Negócios

14h
Fórum 2
A potência do Mercado Livre de Energia para as fábricas de cerâmica: como a redução de custos beneficia o setor
Mauricio Morais / Diretor Comercial na Esfera Energia
16h
Minicurso 3
Manutenção em Equipamentos de Preparação e Extrusão de Argila
Ricardo Cavichioli Neto / Bonfanti
17h
Minicurso 4
Vivemos a era da análise dos dados (KPI´S) – O que são, como implementar e analisar para sermos mais efetivos
Emerson Dias / Consultor Técnico
Dia 27 de outubro

6h30 – Visita Técnica: Cerâmica Assunção

14h às 21h – Expoanicer/Espaço de Negócios

14h
Fórum 3
Marketing na prática: do balcão ao digital o que você precisa fazer para vender mais
Bruno Félix
16h
Minicurso 5
Qualidade total: da jazida até o produto acabado
Adilson Costa / Consultor Técnico
17h
Minicurso 6
Queima: fundamentos, combustíveis, fornos e a qualidade dos produtos cerâmicos
Antônio Pimenta / Consultor Técnico

Clique aqui, e inscreva-se já!

Visitas Técnicas

Os participantes do 50º Encontro Nacional também participarão de Visitas Técnicas a duas cerâmicas locais: a Assunção e a Afonso, que abrirão suas portas aos ceramistas.

Por indicação do sindicato anfitrião do Evento, o Sindcerâmica/CE, no dia 26 de outubro, a Cerâmica Afonso abrirá as portas de sua fábrica, que possui uma preparação de massa com moinho de martelo, um bom sistema de maromba, um Secador Rápido de Taliscas – que seca em apenas 50 minutos os produtos -, além de um Forno Móvel recém-instalado.

Já no dia 27 de outubro, será a vez da Cerâmica Assunção receber os ceramistas vindos de todas as regiões do Brasil e da América Latina. Com quase 50 anos de existência, a Assunção possui um Forno Hoffmann e está em processo de automação da linha de produção em pallet. Quem participar desta visita irá encontrar tecnologia e inovação, em uma cerâmica de meio século de existência.

Os tickets devem ser adquiridos com antecedência e os ônibus para as visitas partirão dos hotéis oficiais do evento. As visitas serão realizadas no período da manhã, das 6h30 às 12h. Os interessados devem comprar o ticket de participação junto a agência Polini Turismo, que montou opções de combos para facilitar a vida dos ceramistas.

Reserve com a Polini Turismo

WhatsApp: 85 99901-4785
Telefone: 85 3244-6414
contato_poliniturismo@hotmail.com.br

Marcas do Brasil, Portugal e Itália no Espaço de Negócios/Expoanicer

Apresentando as principais tendências de mercado para máquinas, equipamentos, insumos e serviços, mais de cinquenta marcas já confirmaram presença no evento.

Conhecidas dos ceramistas, essas empresas fazem parte do dia a dia da produção do produto cerâmico e o encontro serve como oportunidade para que o produtor e o fornecedor estreitem os conhecimentos para melhoria contínua das indústrias de cerâmica vermelha.

 “Estamos muito empolgados com a confiança que os fabricantes depositam na Anicer ao sempre participarem do nosso evento, que este ano completa 50 edições – um trabalho que vem sendo construído à base de muito cuidado, organização e credibilidade por parte de toda a equipe da Anicer, diretores, nossos apoiadores e parceiros. Tenho certeza que este evento será mais um sucesso para ceramistas e fornecedores do setor”, declarou o presidente da Anicer, Waldyr Moraes.

Conheça as marcas que estarão no 50º Encontro Nacional

Um evento para toda a família

Um dos maiores destinos turísticos do Brasil, a cidade de Fortaleza, no Ceará, é um chamariz à parte aos participantes do 50º Encontro Nacional. Com praias de tirar o fôlego, culinária premiada e a receptividade que só o povo nordestino tem, a viagem acaba se tornando uma grande oportunidade para levar toda a família e esticar a estadia para aproveitar as belezas da região.

Theatro José de Alencar

Referência artística, turística e arquitetônica no país, foi inaugurado em 17 de junho de 1910 e oferece visitas guiadas para quem se interessa em conhecer mais detalhes da sua arquitetura em estilo art noveau, que homenageia o escritor cearense, José de Alencar. Possui três andares que comporta 800 lugares e é uma construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Mercado Central de Fortaleza

Centro de compras especializado em produtos artesanais cearenses. O local, tem gestão da Prefeitura de Fortaleza e abriga 553 boxes, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado a estacionamento.

Praia de Jericoacoara

Localizada a 295 km de Fortaleza, foi eleita, em 1994, pelo jornal The Washington Post uma das 10 praias mais bonitas do planeta. Em 2014, foi eleita pelo Huffington Post a 4ª melhor praia da Terra. Possui praias e lagoas que costumam fazer sucesso com o público, além de uma charmosa vila.

Praia de Canoa Quebrada

Praia do litoral leste do Estado do Ceará, distante 163 km de Fortaleza, é um destino que pode ser conhecido em um passeio bate-volta.  Com um litoral extenso, possui falésias no mar e boas barracas de praia. Destino ideal para quem quer descansar, sem grandes compromissos e obrigações.

Para mais informações, acesse o site do evento e realize a sua inscrição com antecedência.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *