Por Carlos Cruz
Com a digitalização de negócios cada vez mais forte, estar presente no Instagram pode ser determinante para o sucesso de sua empresa e aumento das vendas. A rede social já é a terceira mais usada no Brasil, de acordo com um relatório produzido pela We Are Social e Hootsuite, de abril de 2022. Por isso, usar o aplicativo para divulgar seus produtos, conceitos e até mesmo bastidores da produção é uma das estratégias mais eficazes para estreitar o relacionamento com os clientes e fidelizar essa relação.
Quando utilizada, de maneira inteligente e organizada, para realizar as ações de marketing, os esforços feitos para estar na plataforma logo terão resultados. Uma pesquisa da Opinião Box, de fevereiro deste ano, mostrou que 82% dos usuários seguem alguma marca ou empresa de venda no Instagram e 59% já comprou algo que descobriu na rede social. Isso deixa evidente a importância da sua empresa integrar o offline ao online e aproveitar o aplicativo para expandir as vendas.
Apesar de apresentar um baixo custo operacional para que apresente resultado, já que se trata de um aplicativo gratuito, o uso do Instagram demanda tempo, atenção e aperfeiçoamento a respeito das funcionalidades da plataforma. A jornalista e criadora de conteúdo para redes sociais Fernanda Mitzakoff explica que nem sempre a empresa precisará contratar um novo funcionário específico para essa função. “Uma pessoa que já seja da empresa e que tenha bastante interesse em rede social pode ser treinada. É um caso que sempre dá muito certo. Quando uma pessoa gosta e recebe esse tipo de treinamento, o dono paga um curso e deixa ela responsável pelas redes sociais, funciona”, diz.
Para as empresas que desejarem que isso seja feito de forma mais profissional, Fernanda conta que existe a opção de contratar uma agência, que fará posts estáticos e storytelling para os Stories ou para o Reels. Além disso, ela considera que o próprio CEO da instituição pode ser a pessoa ideal para isso. “O dono que tem o entendimento de que o digital é mais um braço do negócio dele, também vai ficar antenado em tudo. Muitas vezes, quando o dono pega para fazer, sai muito melhor do que contratar uma agência ou um funcionário”, afirma.
Existe uma série de cuidados que devem ser tomados para que a rede social não afaste os clientes, quando o intuito é atraí-los. Por isso, a orientação da especialista é: reserve um tempo para definir qual é o seu público-alvo, entender o que eles esperam encontrar quando olhar seu Instagram e a partir de então, comece a postar.
Separamos algumas dicas para você otimizar sua presença no Instagram e aumentar suas vendas:
Mude seu perfil para conta comercial
O perfil comercial é uma opção do Instagram com funções específicas para os perfis de marcas. Esse tipo de conta possibilita o acesso a recursos como análise de dados e impulsionamento de publicações. Além disso, ele disponibiliza outras ferramentas, como o Instagram Ads, que serve para anunciar os posts e atingir, de forma mais assertiva, seu público-alvo; o Instagram Insights, que oferece métricas de análise das características dos seguidores, alcance e impressões das publicações; e o Instagram Shopping, que funciona como uma vitrine dos produtos, onde os seguidores também podem comprar sem sair da plataforma. Os anúncios do Instagram Ads, inclusive, são muito importantes para impulsionar as vendas, e se você está disposto a investir um pouco mais para divulgar seus produtos, essa pode ser uma das melhores opções. A pesquisa da Opinion Box mostra que 59% dos usuários acham que os anúncios que recebem no Instagram têm a ver com eles e 42% já comprou algo a partir de anúncios.
Capriche na Bio
A sua Bio do Instagram é a responsável por dar as boas-vindas aos clientes que visitam o perfil. Por isso, não deixe faltar nenhuma informação que julgue importante. Lembre-se que boa parte dos seus clientes ou compradores em potencial podem estar no Instagram. A Bio é o espaço ideal para que você divulgue o link de sua loja virtual ou site e do WhatsApp da empresa. Fernanda considera que negligenciar o uso do link do WhatsApp na Bio, por exemplo, pode prejudicar diretamente as vendas e fazer com que a organização perca dinheiro.
Publique conteúdos de qualidade
Produzir conteúdo de qualidade e de interesse do seu público é a chave para atrair clientes. Postar fotos com baixa qualidade, com legendas superficiais ou fazer publicações apenas quando for divulgar um evento ou promoção deve estar fora de cogitação. Não se esqueça que, mais do que um local para mostrar os produtos que a empresa tem, o Instagram é um espaço de conexão com o cliente. Essas são algumas dicas a respeito de que conteúdo postar:
- Vídeos dos bastidores de produção;
- Vídeo explicativo sobre os materiais;
- Publicações no feed com respostas a possíveis dúvidas;
- Fotos de qualidade explorando o espaço de legendas.
Um recurso que tem ganhado muita força no Instagram é o Reels, lançado oficialmente em 2020. A pesquisa da Opinion Box mostra que 58% dos usuários afirmaram que quando começam a ver os Reels, veem vários na sequência e 67% deles relatam assistir Reels pelo menos uma vez por dia. Essa ferramenta é a oportunidade ideal para atrair o público de forma dinâmica e rápida. Fernanda destaca que investir em vídeos curtos explicando os produtos pode ser uma estratégia que o diferencia da concorrência. Ela cita o exemplo de telhas, explicando que pode ser abordado nos Stories os processos que elas passam e suas características, e isso pode ser determinante no momento de decisão do cliente sobre comprar ou não. “Quais são as dúvidas de quem está assistindo a esse vídeo e por que ele vai querer comprar essa telha de mim? O preço pode ser mais alto, mas eu estou dando um milhão de diferenciais na minha telha, que o cara vai falar: ah, espera aí, eu preciso comprar essa, porque em 10 anos ela não vai me dar problema e a outra eu nem tenho informação, só tenho uma foto no feed, só tenho uma arte. Por isso a gente enfatiza muito os vídeos”, afirma.
Produza com constância
Apesar das publicações serem muito importantes, é necessário que elas sejam feitas com determinada constância. Fernanda reitera que, mais importante que saber o melhor dia ou horário de postagem, é ter o que postar. “Já sabe o que você vai postar? Então, por que você quer saber o horário? Você tem que ter um monte de vídeo para começar a postar, para as pessoas não assistirem 2 ou 3 vídeos e depois você sumir, porque você não programou de ter mais vídeos de gaveta”, disse. Se sua intenção é aumentar as vendas utilizando o Instagram, o ideal é investir tempo planejando as postagens e programando as publicações.
Interaja com o público e coloque-se à disposição
De todas as funções disponibilizadas pelo Instagram, o Stories é a funcionalidade mais útil quando se trata de engajamento entre marcas e clientes. Os posts em Stories ficam apenas 24h, por isso, aproveite o espaço para publicar conteúdos mais voláteis, como vídeos do dia de produção na empresa. Além disso, outras opções podem ser exploradas, como as caixinhas de perguntas, enquetes ou testes, que são ideais para a interação com os seguidores. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 78% dos usuários acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. Observe que mais do que estar nas redes sociais, a interação com os seguidores é essencial para atrair o público.
Além disso, não se esqueça de se colocar à disposição dos clientes. Não deixe de checar o direct ou responder os comentários e interações de forma rápida. De acordo com Fernanda, isso é determinante para ganhar ou perder aquele cliente em potencial. “Se tratando da rapidez com que as informações correm, tem que responder, seja direct, seja messenger, seja WhatsApp, ou um comentário na foto de um produto, de forma rápida. Demorou pra responder? Perdeu a venda”, reitera.
Muitas empresas optam por colocar respostas automáticas aos clientes, o que Fernanda considera estar longe do ideal. Para a jornalista, essa opção funcionou bem antes da pandemia, mas atualmente só é válida se tiver uma pessoa disponível e que possa responder. “Eu acho que tem que ter alguém o tempo inteiro atento para responder esse cliente, porque se ele for para um outro lugar, que responda ele mais rápido, já fica no segundo. Então, ter alguém realmente que saiba o que vai falar ou que, pelo menos, dê uma resposta assim: ‘No momento, eu não tenho essa resposta para te dar, mas em alguns minutos eu já vou responder, já vou tirar sua dúvida’. Só de você falar que daqui a pouquinho você vai responder, por mais que você demore um tempo pra conseguir a resposta do cliente, responder é o que importa, estar presente”, diz. O levantamento da Opinion Box mostra que 78% dos usuários do Instagram têm suas solicitações para empresas sempre ou quase sempre atendidas pela rede social, o que demonstra que a interação e a disponibilidade são essenciais para ganhar a confiança do cliente.
Minicurso sobre redes sociais
“O poder das redes sociais para seu negócio” é o tema de um dos minicursos oferecidos pelo Educ@nicer na Anfamec Expo 2022, que acontece em Campinas, de 10 a 12 de agosto. A responsável pela palestra será a jornalista e criadora de conteúdo para redes sociais Fernanda Mitzakoff, que contou que irá debater o porquê de estar nas redes sociais, o que fazer, o que não fazer e com qual frequência.
Além disso, a jornalista contou que o minicurso também discutirá vídeo marketing. “O que é o vídeo marketing, como fazer, como pensar nesse vídeo, como produzir esse vídeo, imaginando que você não é quem está produzindo, você é quem está recebendo”, contou a especialista, sobre os tópicos que serão abordados.
A palestra sobre as redes sociais acontecerá no dia 11 de agosto, às 16h45. Os ingressos custam R$ 60,00 e sócios da Anicer e estudantes pagam meia.
As inscrições devem ser feitas em: https://www.anicer.com.br/expo2022
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