Por Carlos Cruz | Imagens: Anicer
Um clássico na decoração, o material cerâmico, definitivamente, nunca sai de moda. No Brasil, principalmente, ele é encontrado com muita facilidade, ano após ano, em qualquer que seja a região.
E se engana quem pensa que os produtos cerâmicos aparecem de forma limitada, apenas como blocos, tijolos e telhas. Existem diversas utilizações e versões do material que, cada vez mais, mostra como pode ser usado de forma inovadora, seja ela funcional ou decorativa.
Apresentamos abaixo cinco exemplos de como o material cerâmico pode ser usado na decoração da sua casa ou do seu trabalho. Confira!
1
Tijolinho
De acordo com a designer de interiores Mariana Pinheiro, o uso dos tijolinhos, além de trazer um aspecto natural e rústico, também deixa o ambiente ainda mais acolhedor. Mas o conforto não é somente estético. “Baixo custo, durabilidade, conforto térmico e isolamento acústico são algumas das vantagens do uso dos tijolinhos”, cita Mariana.
Segundo a especialista, os que optam por usar os tijolinhos podem manter a cor natural da cerâmica ou pintá-los. “Vai do gosto de cada um”, acrescenta.
2
Cobogó
Cada vez mais usados, os cobogós deixam o ambiente muito mais aconchegante. Mariana conta que não é somente o design das peças que se destaca e dá um toque especial ao ambiente, mas também sua funcionalidade. “Ele divide os ambientes sem perder luminosidade e circulação de ar. Além de ser super versátil, pois possui diversos desenhos, cores e padrões”, destaca.
As peças também podem ser usadas em qualquer ambiente, doméstico, profissional, interno ou externo. Vai da criatividade de cada um.
3
Cobogó como adega de vinhos
Que tal fugir do comum e utilizar os cobogós como um porta-garrafas? Quem sabe, até, uma parede inteira para armazenar e conservar suas garrafas de vinho. Além de ficar um charme, esse tipo de utilização também aproveita melhor o espaço, fora o conforto térmico, que é uma das principais características dos produtos cerâmicos e é o que deixará a bebida em um ambiente com temperatura amena. Ideal para quem tem pouco espaço disponível em casa.
4
Mesas/bancadas de cerâmica
Optar pelo uso da cerâmica vermelha em mobiliários é investir em economia e sustentabilidade. Os materiais também são conhecidos por sua alta resistência, o que garante a durabilidade do seu móvel.
Nesta modalidade, entram tanto o uso de cacos de material cerâmico para a composição de mosaicos quando o uso de peças inteiras que, além de protegerem a mesa do desgaste causado pelo uso, por sujeira e pela umidade, também emprestam um charme todo especial ao seu móvel.
5
Parede verde vertical
Também conhecida como jardim vertical, a parede verde cerâmica é uma alternativa inovadora para os que desejam unir a boa estética à conexão com a natureza. Além de poupar espaço no local, o jardim no interior do edifício proporciona melhor qualidade do ar e maior conforto acústico, já que as plantas também contribuem para diminuir os ruídos externos. Além disso, o uso do material cerâmico na montagem também é extremamente assertivo, já que esses produtos possuem, como uma de suas propriedades principais, o conforto térmico, o que, junto com as plantas, proporcionará um ambiente muito mais agradável e ameno, livre de temperaturas indesejáveis.
É claro que essas são apenas algumas das vantagens de se ter uma parede verde. Já existem empresas que trabalham com sistema de irrigação próprio e design inteligente, o que otimiza a utilização das paredes e diminui as chances de possíveis problemas ou dificuldades. O uso dos jardins verticais cerâmicos, além de proporcionar um charme singular ao local, também podem ser aliados na economia de energia, já que muitas vezes torna dispensável o uso de ar condicionado ou aquecedores.
Deixe um comentário