O projeto Casa Cerâmica, mais uma vez, terá seu espaço garantido na Feicon, que este ano acontece entre os dias 02 e 05 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo. A ação conta com 43,85 m² de área construída, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, utilizando o sistema de alvenaria racionalizada e blocos estruturais.
Destacada como estrela do evento, a casa já começou a ser construída e levará exatos seis dias para ficar pronta para visitação. Após a simulação de uma base de concreto, o processo segue os seguintes passos: no primeiro dia a alvenaria, no segundo dia a laje, no terceiro a cobertura, no quarto as instalações de portas, janelas, pisos e revestimentos e no quinto dia acabamento.
A obra costuma atrair a atenção dos construtores que visitam o evento, não apenas por reunir tecnologias ao redor, mas também por ser construída em alvenaria racionalizada com blocos de cerâmica confeccionados para receber os sistemas hidráulicos e elétricos, sem a necessidade de quebra e desperdício. “Nosso sistema construtivo apresenta isso, garantindo qualidade para quem constrói e quem vai morar nesta casa. A construção civil está necessitando de agilidade e nós apresentamos diversos produtos que otimizam tempo de execução, com menos hora/homem para execução”, afirma Paulo Manzini, idealizador do projeto.
O profissional ainda destaca que “quando o sistema construtivo evita retrabalhos e desperdícios, consequentemente, reduz custos na obra e todo o setor busca otimização financeira e de prazos. A questão está em como fazer isso sem perder a qualidade”.
A execução do projeto está por conta da Construtora Pacaembu, considerada a maior do país. A Casa Cerâmica atende a um modelo de casa popular já testado por programas habitacionais, com sensores instalados nos eletrodomésticos, que coletam dados para minimizar o consumo de energia da habitação. Além da melhora na paginação da residência, os materiais utilizados na construção proporcionam alta performance, conforto térmico e estão em conformidade com a sustentabilidade, requisitos buscados por profissionais da construção civil, representantes do poder público, iniciativa privada e consumidor final.
Além de destacar as vantagens do uso da alvenaria estrutural e a qualidade dos produtos cerâmicos, os visitantes também poderão conferir novas tecnologias que impactam na gestão e supervisão da obra, como o Layout Digital, BIM-to-Field, a captura de informações reais envolvendo a inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e suas aplicações nos canteiros de obra.
Tour à Casa Cerâmica
Para apresentar todas as vantagens e diferenciais dos detalhes construtivos da Casa Cerâmica, a Anicer irá promover um tour à construção, no dia 02 de abril, às 11h – logo após a abertura oficial da Feicon 2024, no São Paulo Expo – SP.
A Casa Cerâmica conta com patrocínio da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), Associação das Cerâmicas de Tatuí e Região (Acertar) e Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acervir). Além disso, a execução conta com a parceria das cerâmicas City (Bloco Estrutural 11,5x19x39), Laranjal e Top Telha (Telhas) e Faulim (Laje). O projeto conta ainda com apoio das cerâmicas Selecta, Carmelo Flor, Mifale, Barro Nobre, Gresca, Tatuí, Barrobello, Formigari e Juscimeira.
Visite a Casa Cerâmica de 02 a 05 de abril, das 10h às 20h.
Deixe um comentário