Por Edvaldo Costa Maia | Imagem: Anicer
O conceito de qualidade dos produtos está muito além de somente atender as necessidades dos clientes, aos requisitos normativos e portarias. A principal base para o crescimento de uma empresa é seguir e buscar pela qualidade, resultando em produtos confiáveis, rastreáveis e com durabilidade, ou seja, produtos com performance = desempenho.
A verdadeira performance é ir além do que é esperado – é ter eficiência e eficácia em seus processos, produtos, pessoas e serviços prestados aos clientes e para obter performance dos produtos é essencial conhecer o que você fabrica, pois quando dominamos as informações, naturalmente transmitimos qualidade, segurança e rastreabilidade.
E se tratando de produtos da cadeia da construção civil, a cerâmica vermelha tem muitos desafios a superar, em especial, a competitividade de mercado com produtos com qualidade comprovada. Ser competitivo é ser capaz de superar a concorrência naqueles aspectos de desempenho que os respectivos nichos de mercado mais valorizam:
– Custo percebido pelo cliente – Benefício
– Velocidade de entrega – Logística
– Confiabilidade de entrega – Garantia
– Flexibilidade das saídas – Informação
– Qualidade dos produtos – Comprovação
– Serviços prestados ao cliente – Parceria
Não ofereça somente telhas, blocos, tijolos e canaletas. Ofereça o melhor em atendimento, qualidade, desempenho, conforto térmico, acústico e produtos mais sustentáveis, com Avaliação do Ciclo de Vida – ACV, ou seja, soluções em coberturas e alvenarias, para o melhor acabamento, durabilidade, custo-benefício e outros.
A melhor forma de você comprovar a qualidade dos produtos da Cerâmica Vermelha é ter as telhas e blocos cerâmicos qualificados nos PSQs – Programa Setorial da Qualidade do PBQP-H, do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal. Desta forma, você passará sempre confiança e segurança. Quando vendemos os produtos com qualidade comprovada, divulgamos com propriedade o que chamamos de venda técnica.
Pense dessa forma ao ofertar produtos aos seus clientes. Garantindo, monitorando e rastreando a qualidade. Quando qualificamos nossos produtos, estamos garantindo, muitas vezes sem perceber, a sua durabilidade, o seu desempenho, a confiabilidade da marca, a aparência e até mesmo o atendimento na hora da compra.
Sabemos que a qualidade dos produtos pode afetar tanto o cliente, quanto a empresa. Por isso, é muito importante priorizar que seus processos possam garantir resultados que atendam aos procedimentos e métodos através de um Sistema de Gestão da Qualidade na Cerâmica. Mais isso, já é tema para um próximo artigo!
*O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.
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