Hoje é:23 de novembro de 2024

Como manter a estratégia e o modelo de negócio no cenário atual

Por Edvaldo Costa Maia | Imagem: Foto de Nick Morrison no Unsplash | Ilustrações: Guilherme Figueiredo

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Estamos vivenciando um momento atípico com a pandemia do coronavírus (Covid-19). Não temos ainda uma definição exata do que está por acontecer, sabemos que a indústria cerâmica e a construção civil, assim como os demais setores, não podem parar. Muitos estão provendo ações para minimizar os impactos durante o período de contenção do vírus.

Nós, do setor cerâmico, compreendemos a atual situação e por isso temos seguido e respeitado as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e decretos em cada região do Brasil e, em muitos casos, as empresas estão parando suas atividades operacionais, mantendo colaboradores em suas casas e em trabalho home office.

Precisaremos identificar as maneiras de inovar no mercado, a gestão agora, mais do nunca, terá que remodelar as estratégias e o modelo de negócios, sim! Muitos irão falar “que não é possível”, muitas vezes por pensar sozinho, só com a crise na cabeça, mas, com o apoio de todos – ceramistas, Anicer, sindicatos, federações, entre tantas outras entidades e organizações ligadas ao setor, com o conhecimento de cada um e com uso da tecnologia, lutaremos e venceremos, juntos!

Por isso, muitas entidades como Anicer, Sebrae, CNI, Senai e Cbic vêm desenvolvendo ações, como também divulgações, compartilhamentos, cursos EAD, lives, entre tantas outras iniciativas para municiar os agentes deste mercado de informações. Portanto, aproveitem o momento para reciclar.

Mas, pensando na sua empresa, a indústria cerâmica terá que focar no novo, na reestruturação e, para isso, precisamos adotar novas estratégias ou atualizá-las, como em toda e qualquer crise por mais difícil e duradoura que seja, vai passar.

Esta crise, como dizem “corona crise”, nos dá oportunidade de começarmos de novo, muitas vezes do zero, começar pequeno, mas com gestão, visão, experiência e dedicação, mesmo em condições adversas, iremos sobreviver e superar. Portanto, temos que novamente empreender (inovar, adequar e reinventar).

Avalie sua empresa e sua equipe, aproveite os talentos e experiências ou qualifique-os para que trabalhem à distância (cliente – mercado – empresa), o mercado parou, mas vai voltar e a distância agora é nossa aliada.

Pense em como levar soluções construtivas em alvenarias e coberturas com produtos cerâmicos aos clientes agora tão distantes fisicamente mas, tão perto virtualmente. Diferencie e/ou atualize o seu modelo de negócio, adotando novas ideias e investindo em marketing digital, isso irá fazer com que sua empresa se destaque nas mídias e redes sociais.

Nosso foco agora é o cliente, o mercado. Pode não ser agora, mas vai voltar. Trabalhamos com uma das necessidades básicas do ser humano que é moradia, destaco e repito, a construção civil vai voltar! Então, prepare sua empresa e qualifique pessoas (equipes) para o marketing digital e se precisar ou quando puder, contrate uma empresa especializada. Atualize o perfil de sua empresa nas redes sociais e promova informações gerais do setor cerâmico e dos produtos que você oferece. Conte a história da sua empresa, chame os clientes para dividir suas conquistas junto. Mostre as vantagens e benefícios dos seus produtos e serviços – como executar seus produtos, seja em alvenarias ou coberturas.

O mercado precisa de evidências das vantagens das obras racionalizadas com blocos cerâmicos e sistemas de cobertura com telhas cerâmica e que garantam a melhor velocidade da obra, economia, qualidade, conforto térmico e acústico e sustentabilidade. Mostre suas garantias com seus certificados dos produtos, como por exemplo dos Programas Setoriais da Qualidade – PSQs/PBQPH, do Ministério do Desenvolvimento Regional, onde na cerâmica vermelha temos a Anicer como entidade mantenedora dos PSQs de blocos e telhas cerâmicas, ou ainda a certificação Inmetro dos produtos, entre outras certificações. Temos a Norma de Desempenho, as FADs (Ficha de Avaliação de Desempenho dos Produtos) e também a Tecnologia BIM – Building Information Model, que já fazem parte do setor.

Até você, empresário, que se sente distante dos grandes centros e atua de forma regional e que neste momento não pode qualificar seus produtos, ao menos atenda as Normas Técnicas ABNT, como a NBR 15270:2017 para Blocos e Tijolos Cerâmicos e a NBR 15310:2009 para Telhas Cerâmicas, entre outras. Vá buscando gradativamente as certificações e exigências do setor da construção civil, ofereça parcerias com lojas, construtoras, engenheiros, arquitetos, pedreiros, carpinteiros, entre outros parceiros. Ofereça vantagens para os clientes diretos e indiretos. Faça com que enxerguem oportunidades, tanto nos ganhos das parcerias, como na realização dos sonhos dos clientes (consumidor final). Tenha uma equipe comercial encantadora, com atendimento diferenciado, crie o seu CRM.

Para identificar o perfil dos clientes, muitas empresas têm investido no Customer Relationship Management (CRM) ou simplesmente Gerenciador de Relacionamento com o Cliente, visando entender o mercado e o cliente para, posteriormente, fidelizá-lo e identificar novas oportunidades. O CRM é mais simples do que parece, ele reúne todas as informações sobre cada cliente para apresentá-las de maneira simples e concisa. Assim, o profissional de mercado (vendas) pode agir de maneira direcionada e superar as expectativas do cliente.

Se cada um contribuir fazendo a sua parte, ajudaremos a melhorar o setor.

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Administrador de empresas, especialista em inovação e difusão tecnológica, tecnólogo em controle tecnológico de obras.

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