Hoje é:23 de novembro de 2024

A cerâmica vermelha e a crise mundial da Covid-19

Por Otacílio Carvalho

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

A Indústria de Cerâmica Vermelha Brasileira (IBGE 2008) é constituída de 6.903 empresas, gerando 293.000 empregos diretos e cerca de 900.000 empregos indiretos, com faturamento anual superior a 18 bilhões de reais e representando perto de 4,8% do segmento da construção civil no Brasil. É responsável pela produção anual de blocos/tijolos(48 bilhões de peças), telhas(15,8 bilhões de peças) e tubos(325 Km). Esse setor teve seus melhores momentos nos anos 2010-2012, quando esses números foram perceptivelmente maiores e entrou em crise em 2015, com fechamento de muitas empresas e postos de trabalho.

Em 2018 e 2019, começou uma tímida reação do mercado que parecia continuar nos dois primeiros meses de 2020. Os números do setor hoje são outros, certamente bem menores do que aqueles de 2008. Entretanto, podemos afirmar que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal contam com cerâmicas produzindo, e pelo menos 1.000 municípios do Brasil possuem pelo menos uma empresa de cerâmica vermelha. Já os produtos, atingem cada um dos 5.571 municípios desse imenso Brasil. Observa-se uma dispersão sistemática de empresas em todo o país. É interessante verificar que a maioria das empresas estão localizadas nos municípios, muitas na zona rural, onde os empregos são cada vez mais escassos.

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto. A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

Essa Covid-19 provocou uma das maiores crises mundiais dos últimos 70 anos, afetando os principais países do mundo, com queda sistemática das bolsas de valores, fechamento de muitas empresas e desemprego em massa. A perspectiva é que a economia do planeta entre em recessão em 2020. No Brasil, a situação se agrava por conta de disputas políticas. Entretanto, o governo federal vem ditando os rumos do combate ao vírus pensando na saúde do povo e também na da economia.

O setor de cerâmica vermelha que começava a se recuperar da crise dos últimos 5 anos, de repente se descobre no meio da crise da COVID-19. E agora? O que fazer para superar essa crise que parece ser a maior de todas já enfrentadas? Quando vai terminar? Como vai ser o mercado da cerâmica depois da crise? Como lidar com meus trabalhadores? Como lidar com meus clientes? Com meus fornecedores? E com o governo? Como dar conta dos meus compromissos?

Algumas empresas deram férias coletivas aos trabalhadores e ficam avaliando como estará a situação no final das férias. Algumas empresas simplesmente pararam a produção e demitiram os funcionários. Outras, reduziram a produção e botaram alguns funcionários de férias. Outras, atentas a demanda, mantiveram a produção e vão ficar atentas ao mercado para fazer os ajustes quando for necessário; Outras ainda, estão em situação tão crítica que não podem nem parar, e vão seguindo em situação precaríssima.

Não existe uma receita que possa ser seguida pelas empresas. Cada caso tem suas peculiaridades. O socorro que chega do governo federal é muito bem-vindo e deve ter adesão da maioria. É importante que o empresário, em primeiro lugar, se mantenha vivo. E, para isso, seguir o aconselhamento dos profissionais da saúde para não contrair a COVID-19. É elogiável a postura dos empresários que estão tocando firme a empresa, atentos às turbulências do mercado. Essa crise, como todas as outras, também vai passar e é muito importante que ao seu final você tenha as condições necessárias para continuar tocando o seu negócio. Dias melhores virão. Boa sorte a todos nós.

Anicer solicita prorrogação de prazos a ANM

A Anicer solicitou à ANM, em 22/03/2020 a que autorizasse a suspensão imediata da contagem de prazo para o cumprimento de todos os atos e exigências de qualquer natureza perante a ANM, pelo período de 90 dias, sem prejuízo de condição de normalidade da atividade minerária do setor de cerâmica vermelha.

ANM prorroga os prazos dos processos minerários

A ANM, através da resolução nº 28, de 24 de março de 2020, publicada no DOU em 26/03/2020, suspendeu os prazos dos processos minerários de 20 de março a 30 de abril. Novas medidas poderão ser tomadas com a evolução da crise e a ANM está aberta aos diálogos setoriais”, diz o diretor-geral.

RAL – Relatório Anual de Lavra

É preciso ficar atento aos prazos.  O RAL Relatório Anual de Lavra que deveria ter sido apresentado a ANM até o dia 31 de março de 2020, teve o prazo de entrega prorrogado para 30 de abril de 2020.

Planejamento nas empresas

É importante que os empresários estejam atentos ao planejamento. Aquelas metas que valiam para um mês ou até para um ano, hoje não faz o menor sentido. O mercado está muito dinâmico e fluido. É preciso ficar atento. O que vale pra hoje pode não valer para amanhã. Os planejamentos hoje precisam ser semanais.

Capital de Giro

Esse é um item prioritário. Muitas empresas não ligavam muito para isso. Agora vai ser questão de sobrevivência. Preserve o seu capital de giro. Ele vai lhe dar a segurança para você atravessar a crise.

Contas de Energia

As empresas que pretendem parar, lembrem-se que pela legislação atual se ficarem paradas vão ter que pagar a demanda contratada para a concessionária de energia elétrica. Talvez seja a hora de agir politicamente para corrigir esse problema.

Energia Solar

Algumas empresas estão fazendo projetos de produção de energia solar para substituir a energia elétrica que hoje é usada. O futuro aponta nessa direção. Tudo vale a pena na redução de custos.

Cerâmica Vermelha na Colômbia

Quando se visita Bogotá, capital da Colômbia, verifica-se a presença forte da cerâmica vermelha naquele país. Os prédios são quase todos construídos com cerâmica vermelha, as calçadas também. Precisamos aprender com a Colômbia como valorizar a cerâmica Vermelha.

Superando a crise

Todos nós estamos nos deparando com uma situação inédita nas nossas vidas. Estou certo que vamos encontrar a solução num tempo mais curto do que o esperado. Precisamos nos reinventar pois o pós-crise vai exigir que a gente se reinvente.

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Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos. Atuando principalmente no segmento de cerâmica vermelha, minerais industriais, prospecção mineral, gerência de qualidade total e geoquímica.

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