Por Edvaldo Costa
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Pensando na Gestão de empresa em momentos de trabalho remoto, onde muitas delas estão se adaptando e qualificando seus funcionários, principalmente do setor administrativo, para atividade home office e levando em conta a importância do rendimento e a satisfação interna da sua equipe, destacamos a oportunidade de se implantar e atualizar os sistemas de gestão nas Indústrias, frente a tantas opções e oportunidades oferecidas por empresas e profissionais especializados no mercado, em época de COVID-19, seja para qualificação de seus funcionários, como também no benefício do aprendizado aplicado à sua empresa.
Lógico que já estamos pensando em uma breve normalização das atividades (rotina de trabalho) e dos desafios do novo mercado, como já destaquei no artigo anterior, “Como manter a estratégia e o modelo de negócio no cenário atual”, onde devemos focar os caminhos que a empresa deverá tomar e ações junto ao processo de gestão da empresa.
E quando falamos em gestão, não podemos deixar de destacar a Gestão da Qualidade e o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tem um papel importante, já que procura promover a melhoria dos processos, produtos e pessoas, visando também a manutenção da qualificação e certificação, promovendo o estreitamento dos laços e parcerias das áreas inter-relacionadas.
Uma das formas de planejar, controlar e melhorar a operação de uma empresa, buscando eliminar as possibilidades de erros é através do sistema de gestão da qualidade, os quais possibilitam à empresa: identificar objetivos, organizar informações, definir estratégias, estabelecer padrões e planejar os recursos necessários para assegurar a perpetuação do seu negócio. É a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização, para implementar suas políticas de forma a integrar a gestão da qualidade, desempenho, sustentabilidade, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade civil, ambiental e social. O Sistema de Gestão da Qualidade permite a empresa adotar uma abordagem completa para o aperfeiçoamento de seus processos, produtos e pessoas e obter a qualificação de todos no sistema.
E por que implantar?
- Facilitar o acesso ao mercado;
- Gestão de conformidade;
- Redução de riscos;
- Melhor acesso seguro das informações e investimentos;
- Melhoria na eficiência do processo e no desempenho;
- Melhoria na relação com clientes, fornecedores e funcionários.
A decisão por implantar um SGQ em uma empresa é uma opção estratégica e deve ser tomada pela alta direção. Esta decisão visa melhorar e padronizar: a sistemática de gestão, tornando a empresa mais moderna, prática, dinâmica e efetivamente integrada, A efetividade das atividades relacionadas ao sucesso da empresa, a visão estratégica através de uma abordagem de processos (mapa de processos), permitindo melhores níveis de controle e melhoria continuada, tornar a qualidade uma “filosofia administrativa” fazendo parte de todas as ações e iniciativas da empresa.
A decisão por implantar um SGQ em uma empresa é uma opção estratégica e deve ser tomada pela alta direção.
Ressaltamos que um sistema de gestão visa a garantia da qualidade dos processos produtivos da empresa, diante dessas premissas da sustentabilidade, que tende a ser insuficiente no longo prazo. Para isso, os Sistemas de Gestão Integrados são propostos às organizações para que encontrem soluções e atendam as demandas dos chamados stakeholders (empregados, governos, investidores, clientes, parceiros, ONGs, meio ambiente, comunidade, etc). Stakeholders, poder ser traduzido como “Partes interessadas” (cadeia de relacionamento), onde designa uma pessoa, grupo ou entidade com legítimos interesses nas ações e no desempenho de uma organização e cujas decisões e atuações possam afetar, direta ou indiretamente, essa mesma organização.
O SGQ no atual cenário é uma ferramenta para avaliar e direcionar as organizações para o mercado, pois permite criar equipes de gestão e juntos reformular as estratégias da empresa, definir atribuições e responsabilidades, promover a gestão compartilhada dos resultados, analisar com precisão os custos e a melhor forma de administrar os mesmo, identificar os principais gargalos (desperdícios), enfim, obter eficiência e eficácia nos controles dos processos, produtos, pessoas e serviços, tornando a gestão mais participativa com envolvimento de todos, de forma rápida e prática, com uso de tecnologias alinhado à gestão da empresa (Indústria 4.0).
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