Hoje é:22 de novembro de 2024

5 aplicativos mais usados na construção civil para projetos

Como os aplicativos auxiliam nos processos de uma obra e deixam o trabalho muito mais prático

Por Juliana Meneses sob supervisão de Manu Souza | Imagens: Divulgação

Os softwares e aplicativos criados para facilitar na idealização dos projetos da construção civil ampliam as chances de uma obra ser bem sucedida, além de identificar possíveis erros que poderiam vir a acontecer, facilitando a vida de engenheiros e arquitetos ao proporcionar mais chances no sucesso da estruturação.

Esses programas otimizam o tempo e podem fazer com que o prazo de execução do projeto seja reduzido, auxilia no controle correto dos materiais, o que evita desperdícios, proporcionando também que o projeto seja gerenciado à distância.

Para o engenheiro Matheus Querse, os softwares e aplicativos podem facilitar a vida dos profissionais da área da construção civil. “As vantagens são o aceleramento nos parâmetros iniciais de análise, seja de estudos de viabilidade, custos, prazo, qualidade e planejamento da obra e outra vantagem é na maior precisão e rapidez na obtenção dos resultados”.

O engenheiro destaca ainda que as maiores vantagens desses programas são auxiliar os profissionais no controle de tempo e orçamento. “As vantagens estão nos principais aspectos de uma construção, sendo construir dentro do prazo planejado, construir com o custo menor ou igual orçado e que a qualidade seja de acordo com a Normas de Desempenho e executado de forma adequada. Pois consegue prever e reparar possíveis erros, antes de ser construído, assim, evitando retrabalhos e gastos desnecessários. Além disso, há uma gestão mais eficiente e uma melhor comunicação entre os envolvidos”.

Conheça 5 apps importantes para a construção:

AutoCAD 360

Entre os softwares para a construção civil, o AutoCAD 360 está entre os mais populares. A possibilidade de ter esse software na versão de aplicativo de celular facilita a vida dos engenheiros e arquitetos, já que com ele é possível acessar os últimos desenhos do projeto em tempo real. Além de visualizar o projeto, também é possível editá-lo pelo app, compartilhar e fazer anotações.

GraphPad Pro

O programa possibilita criar desenhos e esboços em escala correta, o app faz as correções adequadas para o projeto, é possível adicionar arcos, dimensões, editar as plantas, de modo que a precisão do projeto seja preservada corretamente. Ele traz agilidade e praticidade para a criação e concepção do projeto, além de poder compartilhar com os funcionários envolvidos.

Sun Seeker

A vantagem deste aplicativo é oferecer a posição solar, utilizando uma bússola e realidade aumentada em 3D, por meio do posicionamento da câmera, ele informa em qual horário e por onde o sol passará, o que dá uma grande vantagem na concepção dos projetos, possibilitando que se saiba em quais cômodos receberão mais ou menos luz em cada estação do ano.

Construct App

Ele possibilita que o ciclo de gerenciamento de projetos seja reduzido, auxilia em gerir relatórios de obra de modo muito veloz, além de ser possível também fazer registros fotográficos, listas de tarefas, mensagens de voz, textos e plantas do projeto onde podem ser feitas marcações. É possível que se crie grupos a respeito dos tópicos descritos, o que facilita para que cada grupo de trabalho saiba exatamente o que deve fazer na obra, de forma prática e digital e com armazenamento na nuvem, o que serve para registar as demandas de cada integrante, servindo de lembrete.

Reforma Simples

Como o próprio nome diz, o app é de fácil utilização e realiza cálculos básicos para um projeto a respeito dos materiais que serão utilizados. Outras funções do aplicativo são o cálculo dos preços desses materiais, cálculo da mão de obra e outros encargos necessários numa obra. Os dados utilizados de base são referentes a tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

Além dos softwares e aplicativos mencionados, o engenheiro Matheus Querse cita ainda outros programas que utiliza em sua rotina de trabalho e explica suas funções:

  • Revit – Software que é utilizado para metodologia BIM, realizando modelagem e levantamentos de quantitativos precisos.
  • Ms Project – Para gerenciamento, planejamento e controle de obras.
  • Cypecad e Eberick – Cálculo de projetos estruturais.
  • Trello – Ferramenta visual colaborativa que ajuda na organização de tarefas.
  • ConstruCode – Aplicativo que digitaliza projetos impressos e transforma os mesmos em adesivos com QR Code, tendo os mesmos sempre atualizados, evitando gastos com impressões em obra.

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *