Hoje é:14 de novembro de 2024

Tijolo ou lajota?

Por Antônio Pimenta | Imagem: Antônio Pimenta

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Você sabe qual é a diferença entre um tijolo e uma lajota? Nenhuma. Sim, nenhuma, se você comparar estes produtos no Espírito Santo e São Paulo. Sim, isso mesmo, o mesmo produto tem nomes diferentes. O exemplo citado na verdade nem é um tijolo ou lajota, é um bloco cerâmico de dimensões 9x19x19, comum em todo o país, sendo que em algumas regiões do Espírito Santo ele é chamado de “lajota” e em algumas regiões de São Paulo, “tijolo”. Em uma época que a construção começa a utilizar o BIM, nenhum dos dois exemplos estão certos.

A nomenclatura técnica dos produtos cerâmicos pode ser encontrada nas normas técnicas e as três principais tratam de tijolos, blocos, telhas e elementos de enchimento de lajes. São as NBRs 15.270, 15.310 e 14.859. Mas a grande maioria dos fabricantes, distribuidores e construtores desconhecem estas normas e utilizam no dia a dia nomes populares para estes produtos.

Um caso emblemático é a expressão “bloco” que é utilizada para produtos como bloco cerâmico, bloco de concreto e até elementos de enchimento de lajes. A grande maioria das indústrias de cerâmica vermelha que produz blocos cerâmicos de vedação tem em seus catálogos e utiliza a denominação “tijolos” para estes produtos. Mas isto não é somente uma questão regional, no caso dos blocos cerâmicos de vedação, passaram a ter esta denominação principalmente após a publicação da NBR 15.270, em 2005, época em que bloco era sinônimo de produto de concreto e tijolo eram os de cerâmica. A palavra tijolo ainda está muito ligada aos produtos “blocos de vedação”, que não são tijolos.

Além das expressões acima, convivemos muito com os tijolos de “seis furos” ou “oito furos”, algo que não significa nada, principalmente o tamanho dos produtos, já que a quantidade de furos é totalmente voluntária, existindo casos de produtos do mesmo tamanho com quantidade de furos diferentes.

No caso das telhas fica ainda mais complexo, já que cada fabricante produz telhas com nomes e tamanhos próprios, cada um faz como quer e aí surgem as mais variadas denominações. Comercialmente fica difícil mudar radicalmente os nomes dos produtos e passar a utilizar a nomenclatura técnica, mas isto pode ser feito, aos poucos, introduzindo a nomenclatura correta lado a lado da popular.

Algumas denominações populares dos produtos cerâmicos

  • Bloco cerâmico de vedação: tijolo, baianinho, bloquinho, blocão, seis furos (8, 9, 12 furos); lajota (39 cm de comprimento); lajotinha (19 cm); minhocão (9x19x29); oito furos dobrado (9x19x39); meinho ou banda (meio bloco); DVD (9x19x39 racionalizada e o 9x19x19 ½ = Júnior).
  • Elementos de enchimento de lajes: laje; tavela; valterrana; mirim; bloco de laje.

Além dos produtos, várias outras palavras são utilizadas dentro das indústrias de cerâmica vermelha com expressões populares: barro (argila); cilindro (laminador); ratos (desperdícios na extrusão); metralhas (quebras nas queimas); assar ou cozinhar (queimar); forno abóbora (abóbada), entre outros.

E na sua região, como são os nomes dos produtos cerâmicos? Escreva para nós, vamos aumentar a lista acima.

COMPARTILHE

Técnico em cerâmica pelo Senai/SP, administrador de empresas e Consultor Técnico e da Qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *