Hoje é:22 de novembro de 2024

Além da cobertura – Inovações em telhas cerâmicas

Por Jeferson Lemke

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Em tempos de adequações mercadológicas, a composição dos telhados deixou de ser apenas mais um elemento básico necessário para a obra e cada dia mais, está se tornando um item ímpar com funcionalidades distintas.

Para atender estas modernizações e manter a nobreza das coberturas cerâmicas, uma gama de possibilidades vem sendo descoberta a cada dia e adequada à realidade da indústria nacional, sendo na questão de formatos, tamanhos, espessuras, cores naturais, elementos de complemento, desempenho e funcionalidade.

Formatos

Item que sempre causou divergências com relação à impossibilidade de utilização de peças de um mesmo modelo ou nomenclatura mercadológica, porém, de origens fabris diferentes, uma vez que a modelagem da telha cerâmica, as particularidades nas características das argilas de cada região, as diferenças de processos fabris, entre outros fatores, resultavam em pequenas diferenças no produto final e consequentemente, avarias na eficiência de instalação e isolamento.

Com esta necessidade latente, fora colocado em pauta e estudo, diante de uma comissão responsável normativa a necessidade de padronização em âmbito nacional de alguns modelos já confeccionados e que venham a compor-se de forma perfeita, independente de sua origem fabril, desde que respeitados os critérios normativos mínimos determinados, situação esta ainda em processo de avaliação para posterior consulta pública deste documento normativo.

Tamanhos

Um critério muito importante e que, a cada dia têm-se consolidado na mesa de projetistas é o uso de peças com maior tamanho físico, devido à facilidade na operação de montagem, redução da quantidade de entrelinhas de estrutura para amarração e consequentemente um peso menor da estrutura final, redução da quantidade de encaixes em área coberta que possibilita melhor vedação e uma cobertura mais resistente diante de desvios climáticos, sem contar que a manutenção e até mesmo a substituição de peças, quando necessário, se faz de forma muito facilitada.

Espessuras

Como toda obra tem seu custo calculado sobre o fator resistência que necessita ter, para atender as condições estruturais de segurança para moradia, a gama de produtos empregados nas coberturas tem passado por uma adequação na redução de peso, porém, melhoria considerável de qualidade, ajustando assim junto aos elementos do restante da obra, o fator “obra mais leve” e reduzindo custos estruturais, pois com formatos maiores das peças cerâmicas, ocorreu a necessidade de ajustes no processo de produção, resultando em um produto final mais densificado, porém, de menor espessura.

Coloração Natural

Cada vez mais a amplitude de cores nas telhas cerâmicas naturais tem sido observada no mercado nacional. O investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, aliado a constante modernização dos parques fabris, trouxe consigo um universo de possibilidades para atender uma demanda já existente, outrora suprida por peças coloridas artificialmente in loco com produtos aplicados a frio e peças esmaltadas.

Elementos de Complemento

Muito mais que apenas um modelo ou formato de cobertura, atualmente no mercado o universo de elementos de complemento tem crescido consideravelmente. Respeitando o mesmo estilo da peça, cor, espessura, textura, entre outros fatores, pode-se encontrar peças de sobreposição para ângulos de telhados diferentes, peças de acabamento e vedação para espaços finais de sobreposição – chamadas de “ponteiras” -, peças de vedação para acesso à parte inferior do telhado, pelos vãos da parte de capa da peça –  chamados de “passarinheiras” -, peças de acabamento e vedação para áreas de encaixe de telhados e paredes verticais, peças de transição do telhado para outros elementos como vidro e madeira, sendo longa a lista de materiais disponíveis.

Desempenho

Por se tratar de um elemento empregado na elaboração da cobertura, o investimento em pesquisa e ajustes frente às necessidades de melhoria contínua de desempenho, tem deixado de ser uma obrigatoriedade para atender critérios normativos e se tornado uma necessidade, devido a diversidade de outros elementos de cobertura que estão na mesma busca de espaço ao sol. Mesmo com um produto milenarmente aprovado, em um mercado de construção cada vez mais competitivo, a constatação técnica da eficiência é necessária e este tem sido o grande diferencial frente, até mesmo, a soluções inovadoras alternativas disponíveis no mercado.

Funcionalidade

É grande o mar a ser explorado pelos fabricantes, investidores e pesquisadores deste ramo do setor. As telhas cerâmicas há muito deixaram apenas de ser um elemento de cobertura, atualmente o mercado de parcerias tem sido muito positivo e produtivo. Podemos encontrar telhas cerâmicas conformadas e adequadas para aplicação de células fotovoltaicas utilizadas na geração de energia solar, telhas cerâmicas conformadas com corpo duplicado, resultando em uma lâmina de ar dentro das peças, atuando como isolante natural e área de troca térmica, telhas com apliques para facilitação de instalação de sistemas elétricos como câmeras de vigilância, telhas coletoras, modelos adequados para coleta correta de água já adequados aos sistemas eletrônicos de controle de cisternas, telhas com apliques especiais fotoluminescentes indicativos empregados como sinalização na ausência de luz, telhas compostas e ajustadas a áreas de exposição extremamente quentes realizando um papel de isolante natural, entre inúmeras outras aplicações.

A indústria cerâmica telheira tem buscado inovar e firmar parcerias, visando atender as demandas de sistemas construtivos que estão em constante adequação e melhoria, buscando soluções para os desafios de obras mais limpas, de menor impacto ambiental, funcionais, maior durabilidade e desempenho, menor tempo de execução e menor custo.

COMPARTILHE

Técnico em Cerâmica, Auditor Técnico, atuante no mercado de cerâmica vermelha, nas áreas de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos e gestão de processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *