Hoje é:20 de setembro de 2024

A reinvenção da inovação

Por Jefferson Lemke

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Ao chegar ao final de 2020, foi possível avaliar os diversos impactos gerados no mercado de pesquisa, inovação e criação de produtos para cerâmica, deixando assim questionamentos sobre quais serão as próximas tendências de inovação para 2021, podendo até mesmo ser taxada como reinvenção da inovação, diante de tamanho dinamismo envolvido neste processo.

Ser uma empresa em constante adaptação às exigências locais, regionais e mundiais, sem perder o foco no negócio e principalmente sua identidade, não é apenas um desafio, mas o balizador que determina quem lança, quem inova e principalmente quem fica nesse mercado metamórfico. Diante desse contexto, é preciso atenção em relação às tendências, as ferramentas e alguns outros aspectos que envolvem o processo de inovação.

Colaboração na criação

Formatação mais dinâmica e prática de inovação através de construções coletivas de projetos, descentralizando a figura tradicional de agente inovador que muitas empresas do ramo cerâmico ainda tem “o cara da inovação”, para criação por meio do engajamento e da participação de diversas pessoas.  No mundo atual, a preocupação de entender um público específico e fornecer soluções apropriadas, trouxe o cliente para o centro do planejamento, de modo que ele é atuante nos processos de inovação, tornando a colaboração na criação uma forma de encontrar novas soluções por meio da inteligência coletiva, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas no processo.

Valorização da empatia

A crise instalada neste momento pandêmico mundial provocou uma reflexão em todas as escalas da sociedade, exigindo uma adaptação imediata no estilo de vida para nova realidade. Em se tratando de empresas, este é o momento em que muitas mostram empatia pelo consumidor, com o emprego de uma ideia simples, que as marcas sejam ativas em proporcionar momentos de felicidade e tenham compromissos sociais com o bem-estar dos clientes.  Ações que aproximam as pessoas, sendo através de promoções que beneficiem os clientes e possibilitem momentos distintos e únicos, cada vez mais estará impresso no DNA de projetos e empresas inovadoras, trazendo a tona maior humanismo e solidariedade.

Experiência do cliente

Uma grande tendência é a inclusão nas marcas de práticas agradáveis aos seus produtos e serviços, com o simples, mas desafiador objetivo de proporcionar níveis de satisfação mais saudáveis e felizes entre os clientes, saindo da escala comum de uma simples venda e faturamento financeiro, proporcionando a aproximação com a empresa. A sacada de dispor de cupons de desconto virtuais ou campanhas de divulgação em massa, tem se tornado cada vez mais usual no meio cerâmico, usando mídias dinâmicas em tempos de isolamento social, trazendo experiências criativas para se comunicar e expandir seu público-alvo, gerando o que se chama de encantamento durante a jornada do cliente, diferencial extremamente competitivo para este novo momento mercadológico.

Cerâmica saudável

Termo mais que propício para este momento de novos hábitos de saúde, em tempos de isolamento social, a utilização de produtos cotidianos que proporcionam maior higiene, conforto e segurança são primordiais.  O emprego de novas práticas de saúde tanto para produção, como iniciativas de impacto saudável em produtos e serviços é uma marca diferencial das empresas inovadoras que, atentas a mobilização do momento, estão empregando esta ferramenta como uma das principais na esfera de criação.

Sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável do planeta sempre foi pauta em relevantes discussões e no mundo do “novo normal”, todos os setores estão atentos às novas transformações que otimizam resultados e garantem a manutenção da natureza. Muitas empresas do ramo estão buscando expor esta identidade ímpar dos produtos cerâmicos, de uma forma cada vez mais clara, respaldada e acessível aos seus clientes e parceiros de projeto, cativando ainda novos clientes que, estão cada vez mais engajados na causa de proteção do meio ambiente.

Mídias sociais integradas

Espaços de distribuição de conteúdo e canais de amizade estão cada vez mais integrados, auxiliando assim a divulgação de marcas de forma mais complementar, possibilitando até mesmo a aquisição de produtos e serviços nestes espaços, de forma simples, confortável e segura, junto até mesmo de grupos de trabalho e amizade. Essa nova formatação dinâmica dos negócios tem sido realidade no cotidiano de muitas cerâmicas, gerando resultados extremamente relevantes, atendendo até mesmo nichos antes inatingíveis, movimentando o mercado e alterando velhos hábitos de consumo e interação entre as pessoas.

Modelo de negócio remoto

Muito empregado em diversos segmentos e uma realidade cada vez mais impressa nas empresas cerâmicas, é a formatação de negócio remoto, utilizando de material digital técnico e exponencial para divulgação de produtos e serviços, retirando cada vez mais o contato humano direto na operação da negociação e atendimento através de interfaces digitais, otimizando todo processo desde o controle de expedição, venda e entrega.  Este cenário de adaptação para nova realidade traz consigo transformações que emergem para construção de novos modelos de gestão e de negócios.

Estas linhas de referência, não são regras únicas, porém, estão sendo empregadas direta ou indiretamente desde a nova e necessária modelagem de negócio. Simplificando, ou a empresa entra nessa formatação para atender as demandas que também estão em dinâmica adaptação ou dificilmente conseguirá concorrer no mercado atual, pois a operação de comércio tradicional foi alterada.

Ter apenas um bom produto e de qualidade não é mais o suficiente para garantir a venda, pois grandes grupos corporativos consolidados a nível mundial que demoraram a alterar seu modelo de negócio tiveram até mesmo que fechar inúmeras de suas lojas e emergencialmente tomar ações para evitar a extinção de suas marcas. O tradicionalismo não pode ser elevado ao patamar do preciosismo, diante da eminente necessidade de evoluir.

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Técnico em Cerâmica, Auditor Técnico, atuante no mercado de cerâmica vermelha, nas áreas de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos e gestão de processos.

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