Por Márcio Quirino
O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.
Já faz algum tempo que os mecanismos de busca na internet transformaram e dominaram a forma de encontrar um produto ou serviço, seja uma commodity ou algo mais específico. Perceba que falei “encontrar” e não “comprar” na internet. É que apenas ser encontrado é tão importante quanto vender pela internet.
Para ilustrar, usarei o mercado de baterias automotivas. Ao dar partida no carro, o mesmo não liga e a primeira reação da maioria das pessoas é pegar o smartphone e buscar por bateria para carro no bairro. Se vendo bateria automotiva, preciso estar entre as ocorrências dessa busca, com o melhor texto no anúncio, posicionado no topo da página e com o site mais adequado para fazer esse cliente, com necessidade latente de comprar o meu produto, ligar e solicitar o envio da bateria. Quem tem urgência, liga!
Quem não ignora tendências de mercado e olha para a concorrência de forma estratégica, tem colhido frutos por ter uma boa presença on-line. Não adianta ter medo do cliente que vai falar mal do seu produto nas redes sociais, é preciso estar lá, assim como é fundamental um site onde sua empresa possa ser localizada na rede. Cada presença da sua marca na internet, amplia sua possibilidade de ser encontrado, pois enquanto alguns não possuem presença alguma, outros estão interagindo com seus seguidores pelas redes sociais, gerando conteúdos de vídeos para instruir o uso do produto e para mostrar autoridade no seu segmento. Isso faz toda a diferença.
Sugiro que inicie imediatamente esse movimento digital. Para que se tenha uma ideia, durante a pandemia, muitos restaurantes faliram, pois nem sequer tinham o e-mail dos seus clientes para informar que passariam a atender apenas por delivery durante o lockdown. Nem ao menos um site, onde o cliente pudesse procurar e ter a informação da entrega.
Hoje, mesmo com a indicação de um médico, temos o costume de fazer uma busca sobre ele para saber se é realmente aquele profissional que nos foi passado. E, se a apresentação ou as ocorrências sobre ele não ficarem dentro do esperado, aquela confiança já não se sustenta tanto.
Se você não conseguiu evoluir no digital para ampliar suas possibilidades de aumentar faturamento, recomendo que faça ao menos o básico:
- Crie seu site e exponha quem você é, o que faz ou que produtos vende. Dê destaque para aquilo que faz de melhor. Não deixe de colocar um botão de contato com “solicite uma proposta” ou “ligue agora”.
- Separe um recurso para investir em anúncios de busca, onde é possível segmentar a demanda por área geográfica e interesse;
- Crie seus perfis nas redes sociais mais adequadas ao seu negócio e trate todos os seus seguidores como possíveis clientes;
- Não deixe de ter informações sobre seus clientes (cadastre-os de alguma forma) e se relacione com eles. E-mail e WhatsApp são excelentes ferramentas para isso.
- Trate seus canais digitais como prioridade. Muitas vezes você estará realizando ações que o seu mercado, às vezes, nem percebeu.
Deixe um comentário