Hoje é:24 de abril de 2024

Anicer publica 18 Fichas de Avaliação de Desempenho

A iniciativa serve para impulsionar o mercado cerâmico e fornecer informações aos construtores, que agora podem acessar as FADs da cerâmica vermelha

Por Manu Souza | Imagens: Anicer

Para tornar o seu produto muito mais acessível ao mercado, a Anicer vem trabalhando pela ampliação do catálogo de FADs de sistemas construtivos. Desde que o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi criado pelo Governo Federal, ele articula com a iniciativa privada a potencialização do setor da construção civil, visando a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

Empresas de serviços e obras têm participação ativa na busca de soluções com maior qualidade e menor custo para a cadeia produtiva.

Um dos sistemas estruturantes do PBQP-H é o Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SINAT), que busca a harmonização de procedimentos para a avaliação técnica de sistemas construtivos no Brasil. Desde a revisão do regimento do SINAT e a publicação da Portaria 550 do Ministério do Desenvolvimento Regional, antigo Ministério das Cidades, os sistemas convencionais começaram a passar por análises, sendo as Fichas de Avaliação de Desempenho (FADs) um dos documentos que podem atestar sua conformidade, junto aos agentes do mercado da construção civil.

O que é FAD?

A Ficha de Avaliação de Desempenho (FAD) é o documento que contém os resultados da avaliação técnica e condições de execução, uso e manutenção do sistema convencional. O documento serve para dizer que determinado sistema construtivo é consagrado, tem seus desempenhos testados e segue as especificações da Norma de Desempenho de Edificações (ABNT NBR 15.575), podendo ser empregado em projetos e obras habitacionais. Quando a FAD é concedida a um sistema convencional, ela passa a compor, de modo público, o catálogo de desempenho de sistemas convencionais, integrante dos documentos de desempenho técnico para habitação de interesse social, do MDR.

As construtoras têm exercido maior controle sobre os materiais e serviços empregados nas obras, através das FADs, por isso, a Anicer trabalha para o desenvolvimento das análises do setor cerâmico.

O que diz o SIAC e o SINAT?

Ficha de Avaliação de Desempenho (FAD): Documento técnico que contém os resultados da avaliação técnica e condições de execução/operação, uso e manutenção do sistema convencional, do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (SINAT). A documentação técnica contida neste sistema foi desenvolvida, por iniciativa do Ministério das Cidades/MDR, em parceria com a Caixa, entidades públicas e privadas, para apoiar incorporadores, construtores, projetistas, fabricantes de componentes, empreendedores em geral, na obtenção de edificações que atendam aos requisitos, critérios e parâmetros de Desempenho estabelecidos na ABNT NBR 15.575.

Como a FAD pode contribuir com o seu negócio?

A FAD é um documento técnico que apresenta os resultados da avaliação técnica e as condições de execução, uso e manutenção de um sistema convencional. Ela comprova o que todos nós já sabemos: o produto cerâmico é uma excelente alternativa para a construção civil. Mas os seus parceiros também precisam saber disso, por isso, não esqueça de orientá-los, para que consultem as FADs da cerâmica vermelha. O documento é o seu maior aliado de vendas.

Vale lembrar: A norma estabelece as responsabilidades dos fornecedores

É importante cuidar para que os fornecedores priorizem o papel determinado pelo preceito em relação à caracterização do desempenho, e diante disso a indústria de cerâmica vermelha deve tomar as medidas necessárias para atender a norma e trabalhar a união dentro do setor e em prol da evolução da construção habitacional ou, do contrário, os produtos cerâmicos serão substituídos por materiais que se apresentam como mais competitivos. Para isso, o ceramista deve buscar aprofundar o entendimento das regras e, por outro lado, as entidades representativas precisam intensificar o trabalho de divulgação e esclarecimento da norma.

A NBR 15.575 não é somente para empresas construtoras certificadas, mas para todas que executam obras residenciais, desde o ano de 2013. De modo a orientar os diversos agentes responsáveis pela produção habitacional no âmbito do Governo Federal, nesse novo cenário de avaliação por desempenho, a Secretaria Nacional da Habitação (SNH) elaborou, em parceria com os diversos agentes que integram o setor da construção civil, quatro documentos: “Especificações de Desempenho nos Empreendimentos de HIS Baseadas na ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho” – Onde são estabelecidas orientações para especificações em função dos dados e informações conhecidos sobre o desempenho dos sistemas construtivos; “Orientações ao Proponente para Aplicação das Especificações de Desempenho em Empreendimentos de HIS” – Onde são apresentadas orientações para quem desenvolve empreendimentos, seja o empreendedor, sejam os projetistas, seja a empresa construtora, para o cumprimento das especificações do Programa; “Orientações ao Agente Financeiro para Recebimento e Análise dos Projetos” – Que tem por objetivo apoiar o Agente Financeiro na Etapa de Proposta de Solicitação de Financiamento, no processo de análise da conformidade ao documento Especificações de desempenho nos empreendimentos de HIS baseadas na ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho e “Catálogo de Desempenho de Subsistemas” – Que apresenta e orienta a utilização de fichas para escolha de sistemas, subsistemas e elementos construtivos que atendam aos requisitos de desempenho estabelecidos na ABNT NBR 15.575.

Saiba como acessar as FADs da cerâmica vermelha

Conheça uma Ficha de Avaliação de Desempenho: clique aqui ou na imagem acima

Baixe no site do Sistema Nacional de Avaliação Técnica – SiNAT a Ficha de Desempenho Avaliado para o sistema desejado, que no caso da cerâmica pode ser de: Cobertura; Vedação Vertical Interna; Vedação Vertical Externa e Vedação Vertical Interna e Externa. Ao clicar em download será gerado um arquivo PDF para que visualize e salve em seu equipamento.

Ao todo, dezoito FADs já foram publicadas. Acesse e divulgue os desempenhos da cerâmica vermelha clicando aqui!

Conheça todas as FADs da Cerâmica Vermelha publicadas

FAD 002 de dezembro de 2018 – Bloco 14x19x29 com revestimento de gesso em ambas as faces | Sistema Estrutural

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Trata da avaliação do bloco de 14x19x29 no sistema estrutural para utilização interna e nas paredes de geminação com carregamentos até o limite descrito na ABNT NBR 15.270/2017. O revestimento descrito é gesso em ambas as faces.

FAD 003 de dezembro de 2018 – Bloco 14x19x29 com revestimento de argamassa em ambas as faces com 2,5 cm de espessura | Sistema Estrutural

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

A FAD deste bloco de 14x19x29, com 2,5 cm de espessura de argamassa em ambas as faces, permite a utilização interna e nas paredes de fachada, não sendo possível utilizar entre unidades autônomas, entre dormitórios, devido ao resultado de isolação sonora.

FAD 25 de 25 de março de 2020 – Bloco 11,5x19x39 com revestimento de gesso em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Nesta FAD o bloco de 11,5x19x39, com revestimento de gesso em ambas as faces, com 1 cm de espessura, permite a utilização somente nas alvenarias internas, não sendo possível utilizar entre unidades autônomas entre dormitórios e de fachadas, devido ao resultado de isolação sonora.

FAD 26 de 25 de março de 2020 – Bloco 9x19x39 com revestimento de gesso em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

A FAD do bloco de 9x19x39, com revestimento de gesso em ambas as faces com 1 cm de espessura, permite a utilização somente nas alvenarias internas, não sendo possível utilizar entre unidades autônomas entre dormitórios e também em fachadas.

FAD 28 de 29 de abril de 2020 | Bloco 14x19x39 com revestimento de gesso em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Esta FAD de bloco de 14x19x39, com revestimento de gesso em ambas as faces com 1 cm de espessura, somente pode ser empregada internamente nas unidades habitacionais, não devendo ser utilizada em fachadas e entre unidades autônomas, somente pode ser utilizada como parede de geminação entre sala e cozinha e áreas de trânsito eventual, como corredores e escadarias, devido ao seu resultado de isolação sonora.

FAD 29 de 29 de abril de 2020 – Bloco 14x19x39 com revestimento de argamassa na face externa e revestimento de gesso na face interna | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Para esta FAD de bloco de 14x19x39, com revestimento de argamassa de 2,5 cm na face externa e revestimento de gesso de 1 cm na face interna, sendo que esta composição de parede usualmente empregada como parede externa, em fachadas.

FAD 31 de setembro de 2020 – Bloco 14x19x39 com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Esta FAD de bloco de 14x19x39, com revestimento de argamassa de 2,5 cm em ambas as faces, tem como objetivo a vedação interna para paredes de geminação.

FAD 32 de outubro de 2020 – Bloco 14x19x29 com revestimento de argamassa na face externa e revestimento de gesso na face interna | Sistema Estrutural

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Esta FAD de bloco estrutural de 14x19x29, é válida para parede estrutural externa, em alvenaria de blocos cerâmicos de 14x149x29 (EST 60 a 140), assentados em amarração, com juntas verticais e horizontais preenchidas, com revestimento de argamassa de 2,5 cm de espessura na face externa e revestimento de gesso de 1 cm na face interna.

FAD 36 de novembro de 2020 – Bloco 14x19x39 com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Para esta FAD de bloco de vedação de 14x19x39, devido a sua composição do revestimento de suas faces, a parede pode ser empregada como parede interna ou externa (fachadas), desde que sejam atendidas as limitações de uso descritas no item 3.3 quanto ao desempenho acústico.

FAD 40 de dezembro de 2020 – Bloco 19x19x39 com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Nesta FAD de bloco de vedação de 19x19x39, devido a sua composição do revestimento de suas faces, a parede pode ser empregada como parede interna ou externa (fachadas).

FAD 41 de dezembro de 2020 – Bloco 19x19x39 com revestimento de argamassa na face externa e revestimento de gesso na face interna | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Para esta FAD de bloco de vedação de 19x19x39, com revestimento de argamassa de 2,5 cm na face externa e revestimento de 1 cm de gesso na face interna, a parede pode ser empregada como parede externa, em fachadas.

FAD 42 de fevereiro de 2021 – Bloco 11,5x19x39 com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Nesta FAD de bloco de vedação de 11,5x19x39, com revestimento de argamassa de 2,5 cm em ambas as faces, sendo que por conta desta composição esta parede pode ser empregada como parede interna e parede externa, em fachadas, desde que sejam atendidas as limitações de uso descritas no item 3.3 quanto ao desempenho acústico e item 3.4 quanto ao desempenho térmico.

FAD 43 de fevereiro de 2021 – Bloco 14x19x29 – Furo Horizontal – Com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Esta FAD de bloco de vedação de furo horizontal de 14x19x29, com revestimento de argamassa de 2,5 cm em ambas as faces, sendo que por conta desta composição esta parede pode ser empregada como parede interna ou externa, em fachadas, desde que sejam atendidas as limitações de uso descritas no item 3.3 quanto ao desempenho acústico.

FAD 44 de fevereiro de 2021 – Bloco 11,5x19x39 – Com revestimento de argamassa na face externa e revestimento de gesso na face interna | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Nesta FAD de bloco de vedação de 11,5x19x39, com revestimento de argamassa de 2,5 cm na face externa e 1 cm de gesso na face interna, esta parede é usualmente empregada como parede externa, em fachadas, desde que sejam atendidas as limitações de uso descritas no item 3.3 quanto ao desempenho acústico e item 3.4 quanto ao desempenho térmico.

FAD 45 de fevereiro de 2021 – Bloco 11,5x19x39 – Com revestimento de argamassa na face externa e revestimento de gesso na face interna | Sistema Estrutural

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Para esta FAD de bloco de Estrutural de 11,5x19x39, com revestimento de argamassa de 2,5 cm na face externa e 1 cm de gesso na face interna, a parede estrutural objeto dessa FAD tem função de suportar as cargas permanentes, acidentais e cargas de ocupação de casas térreas, como armários, prateleiras, redes de dormir, etc. Geralmente empregada nas fachadas das unidades habitacionais, desde que sejam atendidas as limitações de uso descritas no item 3.3 quanto ao desempenho acústico.

FAD 46 de fevereiro de 2021 – Bloco 11,5x19x39 – Com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema Estrutural

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Para esta FAD de bloco de Estrutural de 11,5x19x39, com revestimento de argamassa de 2,5 cm em ambas as faces, a parede estrutural objeto dessa FAD tem função de suportar as cargas permanentes, acidentais e cargas de ocupação de casas térreas, como armários, prateleiras, redes de dormir, etc. Desde que sejam atendidas as limitações de uso descritas no item 3.3 quanto ao desempenho acústico.

FAD 47 de abril de 2021 – Bloco 9x19x19cm – Com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema de Vedação

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

FAD 48 de abril de 2021 – Bloco 19x19x29cm – Com revestimento de argamassa em ambas as faces | Sistema Estrutural

Avaliada segundo desempenho pela norma 15.575-4/2013

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *