Hoje é:24 de novembro de 2024

Preparação de massa

Por Antônio Pimenta | Imagem: Antônio Pimenta

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

A preparação da massa cerâmica para a fabricação dos produtos de cerâmica vermelha é uma etapa extremamente importante para a obtenção de bons resultados, mas mesmo assim, é pouco utilizada nas indústrias cerâmicas brasileiras.

Existem algumas justificativas e explicações para a não implantação de um setor de preparação de massa. O primeiro é o desconhecimento de seus benefícios – indústrias que nunca processaram suas argilas previamente à fabricação, não sabem o quanto e o que fica melhor no processo e muitas vezes têm deficiências produtivas que poderiam ser eliminadas ou reduzidas com uma boa preparação de massa.

Outro argumento muito citado é o aumento dos custos de produção com a instalação de mais equipamentos, que precisarão de manutenção e com o aumento do consumo de energia elétrica.

O fator econômico também pesa, já que é necessário um investimento para a implantação de uma preparação de massa e com as margens de comercialização reduzidas, algumas empresas têm dificuldades para destinar recursos suficientes.

Mas quais são os benefícios de uma preparação de massa? São tantos que podem contrariar todas as justificativas citadas acima para não ter uma preparação de massa. Tudo começa com as argilas utilizadas por este setor, geralmente extraídas associadas a outros minerais, sais e matéria orgânica. Por esta característica, antes de uma preparação de massa é importante conhecer as argilas e deixá-las em sazonamento por meses, antes de sua utilização. Algumas argilas duras requerem moagem ou destorroamento.

Em seguida, a preparação de massa deve ser realizada com dois fundamentos principais, o primeiro é a correta dosagem de cada argila, redução dos aglomerados com destorroadores, desintegradores, laminados e outros equipamentos, mistura e umidificação. O segundo fundamento é o descanso da massa preparada por pelo menos 72h antes de sua utilização. Este tempo é fundamental para a homogeneização da umidade na massa.

Uma massa bem preparada traz muitos benefícios ao processo, entre eles: redução da umidade de extrusão, conformação de produtos de textura mais uniforme, maior aproveitamento dos produtos extrusados ou prensados, redução das paradas na extrusão, previsibilidade na regulagem das boquilhas, sem alterações e aumento da produção.

Existem diversas alternativas para um setor de preparação de massa e por mais simples que seja, melhora todo o processamento à frente.

Técnico em cerâmica pelo Senai/SP, administrador de empresas e Consultor Técnico e da Qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *