Hoje é:19 de setembro de 2024

Centro de Documentação do Sul Asiático de Direitos Humanos

Escritório na Índia tem projeto ousado com fachada externa que cria um padrão visualmente complexo

Por Manu Souza – Fotos: Divulgação Anagram Architects

Com um projeto desenvolvido a partir de características específicas para a execução de um escritório que ocupasse uma área de 50 metros quadrados e que a instalação enfatizasse a eficiência espacial e a construção de baixo custo, o South Asian Human Rights Documentation Centre – SAHRDC (Centro de Documentação do Sul Asiático de Direitos Humanos), foi construído no período de um ano pelo escritório de arquitetura, Anagram Architects, em Nova Deli, na Índia.

Situado em uma esquina, o método de construção adotado teve que otimizar o espaço disponível e um orçamento modesto, por isso a empresa responsável pelo projeto, priorizou as orientações acústica e visual da obra. Os custos foram minimizados utilizando a construção de tijolos expostos e criando um dorso central sem vigas em cada andar. Sem aumentar a espessura da laje, vigas laterais invertidas foram introduzidas.

O projeto tinha quatro principais objetivos para a construção da parede da fachada lateral: elevar o nível de porosidade na porção central da parede, criar uma ligação central eficaz para distribuição de carga entre os tijolos, não usar qualquer outro material que não alvenaria em tijolos para a fachada e não desviar o padrão de repetição em toda a altura e largura da parede. Um módulo de tijolos foi colocado em seis cursos escalonados que giram e criam pilhas verticais em uma superfície ondulante. A partir da verificação de prumo para a colagem estrutural dos tijolos, o método para o assentamento foi executado através do trabalho conjunto entre os pedreiros e arquitetos.

O SAHRDC é uma organização não governamental que busca investigar, documentar e disseminar informações sobre direitos humanos. Além disso, também executa um programa de estágio que atrai estudiosos de universidades da Índia e do exterior.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *