Hoje é:19 de setembro de 2024

Ar condicionado sustentável

Para enfrentar o calor do verão indiano, empresa que foca em arquitetura, natureza e tecnologia desenvolve construção que dispensa o uso de energia elétrica

Por Manu Souza | Imagens: S. Anirudh/Archdaily

Que a cerâmica é um material polivalente, nós já sabemos. Mas pesquisas e intervenções que utilizam este material mundo afora, continuam a nos surpreender. É o caso do protótipo executado pela equipe do Ant Studio, de Nova Deli, que desenvolveu um ar condicionado em argila.

Usando a tecnologia a favor do projeto, a equipe reinterpretou as técnicas usuais de refrigeração evaporativa e construiu um protótipo com cilindros de argila, com design e tamanhos personalizados. A construção garante uma alternativa de manutenção a baixo custo, utilizando a argila como um meio de troca de calor, usando as propriedades de refrigeração da água, convertendo o ar quente em uma brisa agradável.

No teste, a água reciclada de uma fábrica, em temperatura ambiente, foi inserida para escorrer na superfície dos cilindros – a temperatura do fluxo de ar ao redor da instalação foi registrada e observou-se que o ar quente que entrava na instalação estava acima de 50 graus Celsius a uma velocidade de 10 metros por segundo -, e este processo esfriou o ar quente que entrava nos cilindros. Após atingir o resfriamento, a temperatura em torno da instalação caiu para 36 graus Celsius e a temperatura externa permaneceu alta, em 42 graus Celsius.

Uma solução sustentável, barata e que ainda pode ser incorporada ao ambiente como uma instalação artística.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *