Hoje é:21 de novembro de 2024

A primeira impressão é a que fica

Por Jeferson Lemke* | Imagem: Jeferson Lemke

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Literalmente, este termo é totalmente aplicável aos produtos cerâmicos, uma vez que toda e qualquer gravação na superfície da peça no momento de sua conformação, devido ao contato com partes rígidas do equipamento de transporte e corte, manuseio, marcas de empilhamento e até contato entre as peças, deixará marcas permanentes no produto final, sendo umas até características do produto e outras totalmente indesejadas.

Seguindo as tendências de um mercado cada vez mais exigente e buscando a cada dia expor as belezas dos produtos cerâmicos em sua naturalidade, uma roupagem muito tradicional, porém adequada tecnicamente, está ganhando espaço no meio, que é a texturização.

Nesse processo, as peças cerâmicas passam por um processo de gravação em sua superfície logo na saída da extrusora, uma digital eterna no produto.

Em inúmeros locais no mundo esse processo se dá de forma natural, ou seja, a própria interação dos tipos de materiais usados na composição acaba gerando uma superfície tátil distinta, por vezes, muitos ceramistas usam de técnicas de raspagem de superfície, cortes de arame, prensagem pós-corte, aplicação de tubos metálicos com efeitos de solda e até mesmo o acabamento manual da peça antes da disposição para secagem. Porém, o que para uns é característica, para outras situações têm-se tornado um incômodo, uma vez que este processo de gravação deve ser controlado em profundidade, intensidade e em garantias de reprodutibilidade, ou seja, durante todo o tempo de produção do produto, o efeito deve ser o mesmo, para que não existam diferenças de texturizados no mercado, o que impossibilita a reposição de peças e até mesmo a continuidade em projetos de paginação.

Esta gravação (texturização) pode ser simplesmente sutil, técnica para eliminar marcas em produtos aparentes, personalizada devido a busca de arquitetos, decoradores e urbanistas por produtos exclusivos, funcional ou mesmo para diferenciamento da imagem do produto em relação à tipologia de produto existente.

Sutileza

Marcar a superfície das peças de forma leve, tem se tornado um diferencial para peças aparentes, principalmente as aplicadas em ambientes internos, não sendo apenas para revestimento mas para peças de vedação e estruturais, uma vez que muitos projetos tem utilizado este tipo de produto que dispensa tratamento de chapisco, reboco e pinturas, pois aplicado o produto conforme as indicações técnicas determinadas pelo fabricante, ao momento de término da edificação, as paredes e pisos estarão prontos para uso. Outro fator muito importante é que este aspecto tem sido o principal balizador para os profissionais que realizarão a indicação desse produto em seus projetos, uma vez que texturas sutis têm como facilitadores a limpeza, manutenção e até mesmo efeitos de iluminação no ambiente.

Facilitadores do processo

Muitas empresas já não possuem em seu mix de matérias-primas, as argilas que outrora possibilitavam a conformação de produtos aparentes, devido principalmente a escassez em certas localidades e para poder atingir uma mistura de excelência, necessitam processar de forma mais intensa a etapa de mistura e homogeneização, onerando assim o processo e consequentemente o produto final. Devido as diversas adequações e modernizações dos parques fabris, a modelagem de conformação e transporte das peças pode trazer marcas de superfície que, não alteram em nada a conformidade do produto final, sendo até uma característica do processo, porém, indesejáveis ao produto final proposto. Sendo assim, a utilização de um efeito de textura além de otimizar o processo de conformação, pois reduz gastos com homogeneização e retrabalho de matéria-prima, caso esta fosse necessária para elaboração de um produto de aspecto aparente e perfeito, pode ser pensado também para agregar as marcas de processo ao efeito e que as mesmas venham a fazer parte desta nova digital do produto, tornando cada peça única.

Funcionalidade

Um aspecto muito importante e pouco empregado de forma pensada atualmente é a funcionalidade das texturas nas peças cerâmicas tradicionais, pois o foco sempre está ligado a alteração da superfície, porém, uma textura elaborada de forma incorreta, pode tornar até mesmo inaplicável um produto. No universo da criação de peças gravadas superficialmente, dados como local de instalação, forma de assentamento e aplicação, tipos de produtos que serão empregados na mesma paginação ou projeto, associação com outros ambientes internos e externos, possibilidade ou não de tratamento e manutenção protetiva, devem ser correlacionados para que o tecido de efeito final venha a ser um equilíbrio de todos esses aspectos. Peças com características antiderrapantes, texturas com efeito calculado de profundidade para áreas que necessitam de drenagem e até mesmo efeitos que imitam em sua particularidade elementos naturais como a própria madeira, são cada vez mais empregados, sendo este último até mesmo uma resposta ao apelo ambiental, evitando assim a utilização de cortes, mesmo que reflorestados e valorizando a natureza do produto cerâmico aparente, eliminando os paradigmas existentes com relação a durabilidade e aplicabilidade de um produto que é milenar.

Imagem

Nesse apanhado de informações, esta etapa é a mais complexa de ser pensada e elaborada, desde a mesa de desenho até a amostragem física nas peças cerâmicas, pois é um filtro das etapas anteriores, levando em consideração a identidade cerâmica já existente, na maioria das vezes, sendo ela característica do produto cerâmico, da empresa ou até mesmo familiar, diferencial maior de todo processo de criação. Como mencionado, o efeito de superfície, textura, normalmente ou é uma característica mecânica do processo de produção ou é feita com a aplicação de elementos que gravam na peça um determinado desenho, porém, essa tem que ser totalmente controlada. Efeitos de profundidade, alinhamento, repetibilidade, volumetria e, principalmente, o domínio da sistemática de ajuste e confecção de elementos de gravação, sendo cilindros ou estampos, em quantidade necessária e de forma fiel ao original são os pontos-chave para um produto texturizado de sucesso.

Em diversos trabalhos, profissionais da área de arquitetura e decoração buscam para seus projetos elementos que venham a se tornar assinatura de seus feitos, sendo esse ponto o mais importante a ser levado em consideração na busca por uma digital impressa na peça cerâmica.

Poder fornecer ao mercado consumidor peças texturizadas para aplicação aparente, com funcionalidade especifica, de fácil instalação e manutenção, de qualidade mensurada distinta e atestada e que respeitem a digital impressa enquanto esse produto estiver a disposição no mercado, está deixando de ser um desafio e a cada dia mais se tornando realidade, uma vez que diversas empresas estão buscando esse que não é mais um nicho, mas uma necessidade de evolução eminente, frente as diversas opções existentes de produtos alternativos no mercado atual.

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Técnico em Cerâmica, Auditor Técnico, atuante no mercado de cerâmica vermelha, nas áreas de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos e gestão de processos.

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