Hoje é:18 de maio de 2024

CASACOR Pernambuco 2023 foca em cores da primavera

A edição deste ano acontece mais uma vez no Chanteclair, com 28 ambientes, entre eles uma loja design exclusiva da mostra

Por Manu Souza, com informações da Ascom CasaCor PE | Fotos: Alison Matias

A CasaCor Pernambuco 2023 começou no último dia 22 de setembro, no Edf. Chanteclair, no Bairro do Recife. O tema de 2023 é “Corpo e Morada” – um entendimento de casa como uma extensão do corpo. A temporada deste ano vai até o dia 05 de novembro.

São 28 ambientes ocupando o térreo e o mezanino do prédio, entre quartos, salas, cozinhas, lofts e estúdios, além de operações de restaurante, bar, café, livraria, galeria de arte popular e contemporânea, loja exclusiva CasaCor em colaboração social com a Casa Zero, Refazenda, Ressignificarte e produtos da O Studio Faz, Azulerde e Nulinho, feitos especialmente para a ocasião. Também tem a Praça Recentro, na área externa e o palco onde vão acontecer shows e eventos culturais, abertos ao público, todas as quintas, até o final da mostra.

A CasaCor PE 2023 reúne os trabalhos de jovens talentos e nomes consagrados na arquitetura e no design brasileiros, escolhidos pelo olhar multidisciplinar da curadoria da mostra, que busca sempre revelar variados estilos, olhares e vivências.

Nesta edição, a CasaCor junto com a Lightsource e com o luminotécnicos Carlos Fortes, entrega a iluminação da fachada do Chanteclair. “Para nós, um dos pontos centrais da mostra é o que vai ficar para a cidade. Então, este ano, deixaremos para o Recife um Chantenclair totalmente iluminado”, disse Carla Cavalcanti, uma das diretoras da mostra.

Espaços cheios de cor e personalidade pernambucana

Living Gameleira – Luiza Nogueira Arquitetura

Preservar a história e a ação do tempo, sem deixar de receber as camadas de renovação. As árvores da família do Fícus têm estrutura e bases sólidas e, como o Chanteclair, raízes fortes. O ambiente parte de uma base neutra para enaltecer a construção original do prédio. O espaço realça o que é fundamental no ambiente: os habitantes e sua história de vida. O mobiliário e objetos são uma extensão dos seus moradores. As obras de arte de artistas pernambucanos preenchem os vazios e dão cor e alma ao espaço.

Salão Clarice Lispector – Marylia Nogueira Arquitetura

Uma sala de convivência dedicada à escritora que chegou ao Recife, fugindo da perseguição aos judeus na Ucrânia. O ambiente traz referências de sua casa na cidade, de sua personalidade sarcástica e sua admiração pelas formas ovais. O cruzamento da história de nossa cidade com a de Clarice nos dá de presente uma imersão cultural traduzida na arquitetura de nosso espaço amplo, fluido e marcante. Uma bela escrivaninha e suas capas de livros nos trazem à tona sua presença marcante e única.

Casa Lírica – Ana Cristina Cunha

O espaço é uma homenagem a Carlos Augusto Lira, uma expressão de respeito e admiração por esse mestre. A harmonia entre os elementos clássicos e contemporâneos é tecida criando um diálogo entre o tempo e o espaço, mostrando memórias afetivas. A escolha das peças e objetos de coleção é uma reverência à sua paixão pelo belo, enquanto a seleção de mobiliário contemporâneo cria um espaço moderno e atemporal.

Soul Spa Deca – Arqmulti

Relaxamento, funcionalidade e bem-estar definem o Soul Spa Deca, das arquitetas Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão. O ambiente inclui um espelho d’água e camas de massagem. Revestimentos naturais em tons claros prevalecem, destacando o verde das plantas e peças da Deca.

Encontros – Dani Pessoa Arquitetura

O projeto para a cozinha principal busca certo minimalismo arquitetônico e mescla sua aura escultural com o paisagismo marcante. O integrado redefine tradicionais conceitos, comunicando a linguagem do espaço. Um sistema de mobiliário inteligente, tecnológico e multifuncional que proporciona uma interligação fluida entre os espaços. Uma cozinha que vai além das suas características primárias. Imprime um ar artístico e relaxante que permite experiências, memórias, sabores e encontros.

Casa Coral – André Carício

Um projeto que define uma casa ou um apartamento com bastante personalidade nas suas formas e cores, valorizando a vista para o rio e as pontes do Recife. Uma planta fluida com espaços bem definidos. Logo na entrada, uma linda estante curva iluminada e uma jardineira na cor terrosa. Um grande living com a paleta em tons de verde faz uma conexão com o grande sofá em L na mesma cor. Um projeto com inspiração em “apartamentos parisienses”.

Bureau de Artes – Módulo Quatro Arq+Design

O Bureau de Artes evoca um mistério que nos inquieta: o ovo. “O ovo cósmico, começo da vida”, como definiu Francisco Brennand. A galeria contemporânea celebra a arte utilitária do mestre e as peças de múltiplos e séries da Número Galeria. O projeto promove o encontro entre o moderno e o ancestral, resgatando o senso de pertencimento de nossas memórias. A espinha dorsal desse ambiente é a grande estante: invólucro arquitetônico orgânico, escultórico, que abraça quem chega e enaltece um passado histórico, ainda vivo.

Terraço Chanteclair Copergás – Dubeux Vasconcelos Arquitetura

O Terraço Chanteclair Copergás leva o visitante a enxergar a arquitetura através de formas puras e simples, realçadas pelas cores, texturas e iluminação. São dois pavimentos, ligados por uma escada-túnel. O térreo tem ambiência mais intimista, cores quentes e luminárias desenhadas para o espaço. Já o mezanino tem clima mais arejado, graças à presença de grandes plantas e um pé-direito quádruplo.

Sobre a CasaCor

Empresa do Grupo Abril, a CasaCor é reconhecida como a maior experiência do viver das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em Pernambuco.

Sobre o Chanteclair

O prédio de propriedade da Santa Casa de Misericórdia, cedido à Realesis Empreendimentos, responsável pela revitalização integral das fachadas, coberta e estruturas do prédio quando em ruínas, que hoje encontra-se disponível para locação. Construído no primeiro quartel do séc. XX, o edifício, integra como destaque, o conjunto monumental formado pelos edifícios do Bairro do Recife, de estilo Eclético, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Caracteriza-se pelo tratamento volumétrico e decorativo de seis imóveis, em um único volume, ocupando a quadra formada pelas Av. Marquês de Olinda, Rua da Madre de Deus, Rua Vigário Tenório e Cais da Alfândega, em Recife-PE.

Serviço:

36ª CasaCor Pernambuco

Quando: de 22 de setembro a 05 de novembro de 2023
Onde: Edf. Chanteclair – Av. Marquês de Olinda, 286 / Recife Antigo
Horário: de terça a sábado, das 14h às 22h (bilheteria até 21h). Domingos e feriados, das 12h às 20h.
Ingressos:  R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia para estudante, professor, PCD e pessoas com 60 anos ou mais mediante documento). Crianças até 12 anos não pagam.

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *