Hoje é:9 de maio de 2024

Cerâmica Brasileira: tecnologia, inovação e qualidade

Fábrica de Minas Gerais está no roteiro das Visitas Técnicas do 51º Encontro Nacional

Por Manu Souza | Imagens: Cerâmica Brasileira

Localizada em Caetanópolis, Minas Gerais, a Cerâmica Brasileira é Integrante do Grupo Emília Cordeiro e conta com a colaboração de 60 funcionários, na produção de 900 mil peças por mês, de Telhas no modelo Americana Resinada.

A fábrica iniciou suas atividades no ano de 2015 e é gerida pelo sócio-diretor, Humberto Godinho Alves, atendendo as cidades vizinhas, Belo Horizonte e toda a região metropolitana de BH.

Integrante do Programa Setorial da Qualidade – PSQ, a Brasileira trabalha constantemente para garantir uma produção de excelência. “Garantir qualidade ao nosso produto é algo que já está no DNA da empresa. Todo o processo produtivo é muito controlado, o que garante o alto padrão de qualidade e confiabilidade do produto. Possuímos laboratório interno onde diariamente é feito o acompanhamento de todos os itens de qualidade do produto”, explica a Gerente Administrativa, Emília Lopes Godinho.

A história da empresa de origem familiar iniciou ainda na década de 60, na cidade de Turmalina (MG). O tímido engenho de tração animal transformou-se no Grupo Emília Cordeiro, formado atualmente por mais seis empresas no setor de peças cerâmicas e eucalipto.

 “A união familiar é o nosso esteio. Temos orgulho e valorizamos o nosso passado. O nome do Grupo homenageia a matriarca da família que, mesmo com a perda do marido Sebastião Alves Cordeiro, teve pulso forte para criar seus filhos e mantê-los unidos. Com uma história que se desenvolve no coração do Vale do Jequitinhonha, o Grupo Emília Cordeiro destaca-se pela sua visão inovadora e pela alta qualidade de seus produtos. Somos movidos pelo amor aos solos mineiros, seu povo e sua cultura. O respeito a esta terra traduz-se na produção sustentável, onde a matéria-prima é reaproveitada a todo instante e utilizada na confecção de novos produtos”, destaca Emília.

A Brasileira também se destaca na questão social, onde atua dentro da comunidade onde está instalada, através de doações frequentes de insumos ao hospital, asilo de idosos, festas beneficentes em prol da comunidade, doação de cacos de telhas para melhoramento de estradas rurais. Além disso, valoriza seus colaboradores com a realização de treinamentos, um ambiente de trabalho confortável e agradável e ações de saúde e segurança de acordo com o calendário anual. Oferece ainda uma carteira de benefícios mensais que agregam no orçamento familiar dos colaboradores e premiações financeiras pelos resultados de produção.

Para manter o alto padrão do seu produto, a fábrica investe continuamente na automação de processos e no treinamento de colaboradores para entregar telhas de alta qualidade. Tanta tecnologia se traduz em resistência, precisão de encaixes, design e funcionalidade que vão parar diretamente na construção.

Emília conta que desde a criação do nome da marca, os responsáveis focam na evolução contínua da fábrica. “O nome da marca se deu na busca de criar um conceito na indústria de cerâmica. Os avanços tecnológicos exclusivos que garantem o alto padrão de qualidade, design e acessibilidade dos produtos. A humanidade da marca expressada na atenção aos clientes, colaboradores e parceiros e nas ações de responsabilidade socioambiental”, finaliza.

Destaque em sua região, a Cerâmica Brasileira irá receber os ceramistas do 51º Encontro Nacional, no dia 16 de agosto, das 7h às 11h. Acesse o site do evento e saiba mais!

Manu Souza é gestora de comunicação e editora da Revista da Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *