Hoje é:20 de setembro de 2024

Cerâmica vermelha em destaque

Projetos de arquitetura focam no produto cerâmico

Por Juliana Meneses | Imagens: Divulgação

Os produtos de cerâmica vermelha, sobretudo as famosas paredes de tijolinhos cerâmicos, fazem parte de uma moda no design de interiores que veio para ficar. Esse tipo de material é cada dia mais utilizado em ambientes internos para criar atmosferas diversas, que vão do clássico e sofisticado, ao estilo mais rústico.

Não apenas utilizado em ambientes comerciais, os revestimentos de tijolinhos cerâmicos são muito escolhidos pelos clientes para apartamentos em diversos cômodos, inclusive em quartos.

A arquiteta Carol Diez conta que em seu projeto para um quarto de adolescente a ideia era a utilização de materiais mais industriais que dessem um ar mais maduro do que o antigo quarto partilhado do passado. “Este quarto foi projetado para um adolescente que dormia com o irmão e o quarto dele não havia acompanhado seu crescimento, era hora de mudar. Ele foi para outro quarto e as referências que ele gostava eram sempre de quartos com estilo industrial”.

A arquiteta optou pela cerâmica vermelha já que além de combinar bem com materiais mais industriais, passa a sensação de acolhimento e energia ao ambiente, que também será utilizado pelo jovem para estudar. “Tijolo, cimento, madeira e a cor preta, foram os materiais escolhidos para o projeto do quarto. Escolhi o tijolo da tonalidade terracota, porque além de empregar um aconchego e aquecer o ambiente, essa cor tem a função importante de estimular a criatividade, a atenção e a energia que todo adolescente precisa”.

A arquiteta Camile Guedes, já realizou uma série de projetos trazendo a cerâmica vermelha como destaque. Em suas concepções arquitetônicas, ela utiliza este material para diversos tipos de ambientes, com uma gama de opções diferentes que criam locais com personalidade única e marcante.

“Gosto de fazer sempre uso de tijolos cerâmicos, quer seja pra trazer o ar de fazenda, quer seja pra contrastar com elementos modernos ou mesmo pra harmonizar com os elementos existentes”.

A arquiteta se apropria deste material tão versátil em ambientes clássicos, onde ele já costuma ser utilizado, como cozinhas, até ambientes modernos e mais cosmopolitas, como restaurantes. “Alguns projetos são de cozinha de fazenda, que traz a sintonia com o espaço, assim como, uma área gourmet. Já outros, são de um restaurante construído para a Casa Cor MG 2014 e trouxe o elemento cerâmico para trazer um acolhimento, contrapondo com as estruturas metálicas existentes”.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *