Hoje é:20 de setembro de 2024

Cerâmica vermelha pelo mundo

Pontos turísticos que enaltecem a cerâmica e mostram sua resistência através do tempo

Por Juliana Meneses | Imagens: Piazza del Campo por Rushabh Nishar, Antonio Ristallo, Achim Ruhnau e Matteo Kutufa; Casa Giulietta por Lo Scaligero (CC BY-SA 3.0); Interior da Casa Giulietta Orledio por Orledio (CC BY-SA 4.0); Faneuil Hall por Andre Carrotflower (CC BY-SA 4.0); Faneuil Hall com Samuel Adams por Ingfbruno (CC BY-SA 3.0)

A cerâmica vermelha sempre foi um material muito utilizado em construções devido a sua característica de resistência e durabilidade. É possível encontrar edificações de milhares de anos, construídas mundo afora, feitas com o material cerâmico.

O fato de resistir ao tempo, ao clima e até mesmo aos impactos causados pela convivência com o homem, faz com que estas construções passem um aspecto de força, vitalidade e fibra.

A Piazza del Campo é a principal praça de Siena, na Itália, onde fica a famosa Torre del Mangia. As edificações nesta praça são todas em tijolos de cerâmica vermelha, lado a lado, em tonalidades variadas de terracota. Dentre os prédios que podem ser visitados estão o da Câmara Municipal, construído no início do século XIV, o Pallazzo e o Museu Cívico.

A Piazza del Campo foi projetada de acordo com o terreno, a praça possui a forma de um leque, era no passado utilizada como mercado e feiras livres. Todo o piso é feito de tijolos cerâmicos e foi finalizado em 1349.

O Palazzo Publico, com a famosa Torre del Mangia, foi construído entre 1288 e 1342. Com uma arquitetura gótica, foi sede do Governo dos Nove e hoje é onde fica o Museu Cívico e a administração da cidade de Siena.

A chamada Casa di Giulietta ou Casa de Julieta, em Verona, pertenceu a família Dal Cappello e foi construída no século XIII, sendo posteriormente restaurada em meados de 1935. O casarão, todo em tijolos aparentes, conta com 3 andares e o destaque que atrai turistas do mundo todo é a famosa sacada de onde Julieta falava com Romeu.

Há muitas incertezas acerca da existência do mito Romeu e Julieta, imortalizado por Shakespeare e Verona carrega a lenda como se fosse um fato. A edificação é considerada cenário de uma das histórias de amor mais famosas do mundo. Aberta para visitação, conta com estátua do casal, onde os turistas deixam cartas e acreditam, conforme a lenda italiana, que ao tocarem nas estátuas terão sorte no amor.

Faneuil Hall foi construído em 1743, em Massachusetts, Boston, para ser um mercado e salão de festas, hoje faz parte do Parque Histórico Nacional de Boston e ficou conhecida como “o berço da liberdade”, devido aos discursos históricos realizados no local contra a coroa inglesa e em prol da liberdade norte americana.

A edificação imponente, toda em tijolos vermelhos, foi palco de uma série de manifestações e reivindicações que contribuíram diretamente para a independência do país. O interior do prédio conta com um pequeno museu, loja de produtos sobre a independência americana e salas para reuniões.

COMPARTILHE

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *