Hoje é:3 de dezembro de 2024

Como contratar o projeto arquitetônico?

Por Caio Fontoura | Imagem: Wokandapix por Pixabay

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Você já parou para pensar a importância do arquiteto ou arquiteta que fará o projeto arquitetônico? Vamos lá, vou dar alguns exemplos: esta pessoa tem a possibilidade de fazer sua edificação ficar quente e sem vento ou fresca e ventilada o ano todo, graças aos seus conhecimentos de incidência solar e ventilação natural; esta pessoa pode ser responsáveis por diversos escorregões e tropeços no deck da piscina, caso especifique um piso inadequado; essa pessoa pode destacar esteticamente a sua residência valorizando o seu imóvel ou pode ser o “patinho feio” e mais falado do bairro; pode ser uma pessoa sem noção nenhuma e fazer um projeto que financeiramente se torna inviável ou fará o projeto que vai atender a sua demanda financeira.  Percebe o quanto é importante a escolha do seu arquiteto (a)? Fique tranquilo, lendo esse artigo vai ter mais clareza e segurança para tomar a sua decisão!

Digamos que já fez aquela pesquisa básica no Google, no Instagram e pediu indicação de algumas pessoas próximas, correto? Claro, todo mundo começa a pesquisa assim, é realmente a forma mais prática! Então, agora está na hora de aplicar alguns filtros até chegar na escolha final. Vamos lá: busque informação das especializações das pessoas escolhidas e se essas especializações estão coerentes com o projeto que se deseja contratar, ex.: se vai projetar uma residência, é interessante que os candidatos tenham especialização em iluminação, design de móveis, paisagismo… Especialização em arquitetura hospitalar, não é muito apropriado ao projeto de uma residência. Após este filtro, busque projetos já desenvolvidos similares ao que se deseja contratar, ter certeza de que a pessoa já fez um projeto compatível com o que você deseja projetar te dará segurança na escolha. Observe nos projetos de referência, se a linha projetual te agrada. Observe as combinações de cores e materiais que ele costuma especificar, a funcionalidade, o conforto, o aproveitamento dos espaços e dos recursos naturais, todos estes fatores devem estar em total consonância com seu gosto pessoal.

Agora chegamos a dois filtros importantíssimos: a pesquisa de satisfação e de regularização. Busque feedbacks de outros clientes, de fornecedores que ele costuma trabalhar, observe quais são os déficits e os bônus de cada candidato (a), fuja dos que enrolam para entregar os projetos e os que não têm bom atendimento após a entrega do projeto. Sim, provavelmente precisará esclarecer alguma dúvida durante a sua obra e precisará do atendimento do arquiteto (a) que fez o projeto. E, por último, faça uma pesquisa no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), verifique se o registro está ativo, se existem denúncias, busque informação do acervo técnico (projetos atestados pelo conselho).

Pode ser trabalhoso, mas não é difícil fazer essa pesquisa, garanto que todo o tempo dedicado para a escolha será um bom investimento, o retorno será um projeto bem resolvido e do seu agrado! Muito obrigado pela leitura, espero ter ajudado a escolher o arquiteto ou arquiteta ideal para o seu projeto.

Grande Abraço.

Arquiteto e urbanista, pós-graduado em tecnologia no gerenciamento de obras. Atua em construções de edifícios para o mercado imobiliário da cidade de Salvador (BA). É sócio da AF Engenharia, empresa que atua nos setores industrial e comercial, prestando serviços de planejamento, coordenação de projetos e execução de obras em diversas cidades das regiões norte e nordeste do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *