Hoje é:18 de maio de 2024

Destaque para a cerâmica vermelha

O projeto Casa Cerâmica marca presença em mais uma edição da Feicon com uma pegada ainda mais tecnológica

Por Carlos Cruz

O projeto Casa Cerâmica terá seu espaço garantido na Feicon, que este ano acontece entre os dias 11 e 14 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo. Mais uma vez, a Casa será montada por uma das maiores construtoras do Brasil, a Pacaembu, e contará com uma série de novidades. A feira, realizada pela parceria de diversas organizações do segmento como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (Abramat), é considerada a maior do setor da construção civil da América Latina.

A primeira apresentação do projeto foi em 2006. De lá para cá, muita coisa mudou e as novas tecnologias impulsionaram a inovação da ação. Mas o objetivo central da iniciativa segue sendo o mesmo: promover o setor cerâmico e mostrar a qualidade dos seus produtos.

O responsável pela Casa Cerâmica na Feicon, Paulo Manzini, explica que não são só as paredes que recebem destaque no projeto, mas que as diversas vantagens do material cerâmico podem ser exploradas com a moradia. “O projeto da Casa ganhou inúmeras ações, mas sempre defendendo o setor cerâmico, esse é o principal motivo”, afirma o executivo.

Realizada em parceria com diversas organizações do segmento da cerâmica vermelha, entre elas, a Anicer, neste ano a Casa Ceramica terá 43,85 m², sendo uma das mais compactas já feitas no projeto, diferença que soa imperceptível. De acordo com Manzini, a empresa trabalha com blocos de cerâmica vermelha, o que é uma das maiores vantagens para a iniciativa. “Quando falamos que ela [a empresa] age de forma ecologicamente correta, ela pensa em blocos cerâmicos, porque entende que o bloco cerâmico proporciona o melhor conforto térmico e acústico para as pessoas que vão morar”, avalia.

Inovações

As mudanças no projeto acontecem muito mais pelo desenvolvimento das tecnologias já utilizadas do que pela implementação de novas ideias. Em edições anteriores, por exemplo, a parceria com empresas de tecnologia já existia, além do uso de determinadas ferramentas. Mas as alterações desses mecanismos que aconteceram nos últimos anos transformaram o jeito como é feita a Casa Cerâmica. “Nós vamos ter o projeto da Casa em BIM, realidade aumentada, empresas do Metaverso e da realidade aumentada envolvida”, antecipa Manzini. Dessa forma, os visitantes da Feicon poderão ter novas experiências ao visitarem o projeto. “Dentro do mundo de realidade aumentada, do BIM, do metaverso, existem inovações tecnológicas que vão ser apresentadas”, conta. A empresa responsável por viabilizar o uso dessas ferramentas na Casa Cerâmica é a Smart Sky.

Manzini relembra que, em 2019, o nível tecnológico utilizado no projeto era bem menor do que o trabalhado neste ano. “Era uma versão das paredes da casa que dava para você enxergar um raio-x da estrutura e da modulação. Hoje, o cara já tem um avatar, que circula pela casa, abre a porta, abre a janela, circula pelos ambientes, consegue medir o tamanho dos ambientes, consegue medir a espessura entre um bloco e outro de argamassa para achar um erro. Ele consegue hoje, com essas tecnologias, administrar obras sem estar na obra”, exemplifica.

A mesma base

Apesar das mudanças no tamanho e na implementação das novas ferramentas e experiências, a essência da Casa é a mesma e o destaque continua sendo o uso da cerâmica vermelha que, apesar de ter origem milenar, pode se adaptar e atender aos mais diferentes tipos de construção. “O sistema é alvenaria racionalizada, com blocos cerâmicos 14x19x29. Nós vamos seguir o projeto da construtora e ela depõe totalmente a nosso favor. Quando ela vende um empreendimento com qualidade, ela vende produto feito com bloco cerâmico, vende casa feita com bloco cerâmico”, analisa Manzini.

Empresas grandes e renomadas do setor também estão envolvidas no projeto, como a Fortlev, a Atimaky, a Cobrecom e a Tessa. “Nós temos nomes pesados da construção civil envolvidos, então a Casa apresentada é um produto que contempla o programa de habitação com qualidade”, afirma Manzini, e conclui: “Nós estamos lá para defender o produto cerâmico, para promover o produto cerâmico. Nós estamos lá para dizer: nós somos mais confortáveis!”

A Anicer é apoiadora da construção da Casa Cerâmica há vários anos e, mais uma vez, estará presente nesta ação.

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

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