Hoje é:20 de setembro de 2024

Mapeamento de processos na cerâmica vermelha – o caminho para a gestão de processos e produtos

Por Edvaldo Costa Maia

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Sabemos que a Gestão é a chave do sucesso para qualquer empresa e neste artigo iremos destacar uma delas: a Gestão de Processos, onde o foco é a fábrica (etapas da produção).

E como mecanismo ou forma de implantar a Gestão de Processos em uma Cerâmica, utilizamos o Mapeamento de Processo, onde deveremos realizar todo o levantamento de cada etapa do processo produtivo da cerâmica, seja na fabricação de telhas cerâmicas, na fabricação de blocos cerâmicos ou demais produtos da cerâmica vermelha. Em geral, dividimos a cerâmica em 5 principais etapas de fabricação sendo elas:

  1. Matéria-prima
  2. Produção Verde
  3. Secagem
  4. Queima
  5. Estoque e Expedição

Sendo estas etapas voltadas para a fábrica sempre apoiada pelos setores Administrativo, Recursos Humanos, Manutenção, Qualidade, Laboratório Interno de Controle, entre outros.

FIG. 01 – ESQUEMÁTICA DE UM MAPEAMENTO DE PROCESSO

O que é um processo?

Processo é um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam lógica entre si, com a finalidade de atender ou suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos, são porções definíveis do sistema, ou seja, é um conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas.

No Mapeamento de Processos definimos as entradas em saídas de cada processo com o objetivo de detalhar como são feitos a operacionalização de cada etapa, a fim de garantir a rastreabilidade dos processos e produtos da cerâmica.

Para isso precisamos: identificar e destacar todas as atividades envolvidas e tomadas de decisões, padronizar os processos através de métodos de produção e controles adequados, promover a comunicação entre os setores, criar mecanismos (infraestrutura física e de pessoal) para os controles de cada etapa dos processos, onde podemos citar a implantação do Laboratório Interno de Controle da Cerâmica, que fica responsável pelos indicadores de qualidade e produção das empresas através dos métodos de ensaios e análises da produção e do produto acabado e com estas informações, realiza as análises críticas e assim as ações e decisões em cada setor.

Para isso, a empresa deve investir em treinamentos focados nas mudanças e melhorias (no desenho do novo modelo de trabalho baseado no mapeamento de processos).

Mapeamento de Processos

O Mapeamento de Processo na cerâmica será usado para identificar as principais etapas dos Processos (etapas que convertem uma entrada em uma saída) e cada saída deve ser medida, monitorada e controlada, com isso, verificamos todas as entradas que influenciam no desempenho da etapa de processo e variação da saída.

No Mapeamento de Processos devemos identificar a equipe de cada etapa, definindo as lideranças e sua equipe com atribuições e responsabilidades, com isso, realizar os levantarmos de como cada processo está sendo realizado, se as equipes estão bem preparadas e caso contrário, realizar o Programa de Treinamento a fim de preparar toda a equipe e responsáveis na execução dos processos.

Como umas das ferramentas para o Mapeamento de Processos podemos utilizar o SIPOC.

  • Supplier (Fornecedor):  aqueles que fornecem recursos ao processo
  • Input (Entrada): a informação, materiais ou serviços
  • Process (Processo): ação para transformar entradas em saídas
  • Output (Saída): produto ou serviço final de um processo
  • Customer (Cliente): aqueles que recebem a saída dos processos

FIG. 02 – MODELO ILUSTRATIVO DA GESTÃO DE PROCESSOS

Principais vantagens do Mapeamento de Processos em uma cerâmica

  1. Promover o entendimento do processo
  2. Fornecer ferramenta para treinamento
  3. Identificar as áreas com maiores necessidades de melhorias
  4. Oportunidades de melhoria
  5. Mostrar o relacionamento cliente-fornecedor
  6. Rastreabilidade
  7. Processos interligados
  8. Melhoria da qualidade e garantias e evidências para a manutenção das certificações dos produtos, seja qualificação nos PSQs – Programa Setorial da Qualidade (Telhas e Blocos) ou nas certificações Inmetro
  9. Melhoria na produtividade
  10. Planejamento e ações conjuntas com as equipes
  11. Cultura para Qualidade Total
  12. Diminuição dos desperdícios e redução de custos

Principais etapas de implementação do Mapeamento dos Processos

  • Promover o comprometimento de todos
  • Apresentar os conceitos (metodologia a ser realizada)
  • Realizar reuniões
  • Definir atribuições e responsabilidades
  • Elaborar o Mapa de Processos da Cerâmica
  • Realizar treinamentos
  • Identificar a atual situação e realizar o Planejamento da Mudança
  • Medir o desempenho e o resultado de cada processo
  • Identificar os principais problemas existentes e potenciais
  • Cultura para a Gestão por Resultados
  • Aprimoramento e evolução da empresa com foco na indústria 4.0

Procuramos aqui apenas apresentar os principais pontos e destacar a importância do Mapeamento de Processos na Cerâmica onde sugerimos que a Indústria Cerâmica que queira implantar esta metodologia ou ferramenta, procure um profissional especializado na Gestão de Processos e Produtos.

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Administrador de empresas, especialista em inovação e difusão tecnológica, tecnólogo em controle tecnológico de obras.

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