Hoje é:18 de maio de 2024

Propósito: por que toda empresa deve ter um?

Por Emerson dias

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Recentemente, num dos milhares de grupos de um importante aplicativo de conversa que participo, recebi um post com a seguinte informação:

“O propósito de uma empresa é criar e manter cliente”.

Diante dessa afirmação, me coloquei a considerar sobre o tema e devo destacar que quando nos referimos a “propósito”, não estamos nos referindo apenas a sonhos e objetivos táteis, pois, segundo pesquisas recentes, chega-se a conclusão que empresas com times focados em seu propósito, têm taxas de crescimento quase três vezes maiores do que a média do seu segmento.

Mas então, o que é “propósito”? É tudo aquilo que move pessoas, pois no fundo, ninguém gosta de “fazer algo, por fazer”, assim, numa empresa, ter propósito é ter uma razão para funcionar, o que certamente define a marca e a cultura organizacional. Deste modo, resume os valores históricos, éticos, emocionais e práticos da empresa.

Um dos grandes especialistas em liderança, Simon Sinek, nos explica através do Golden Circle (círculo de ouro) como líderes podem inspirar cooperação, confiança e mudanças, através do propósito:

Ao definir e comunicar seu diferencial, podemos tomar decisões mais acertadas (sermos mais efetivos deste modo) e assim manter nossa relevância. Segundo Simon, “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz”. E isso pode estar perfeitamente alinhado com a geração de receita. Deste modo, ele explica que esse motivo é a mensagem mais importante que uma empresa pode passar e que inspira outras pessoas a se moverem. Assim, sua teoria é a de que comunicar o propósito, ativa uma área do cérebro ligada as decisões e influencia todo um comportamento direcionado.

Mas, como deve ser esse propósito? Todo negócio começa com um problema em mente, um jeito novo e diferente de se fazer algo, esse problema deve ser grande o suficiente para que a solução seja desejada, para que o negócio, de fato, dê certo e, para isso, usamos o Canvas Modelo de Negócio. E o propósito só vem depois, quando as pessoas já estiverem trabalhando para que possam identificar o real significado do negócio.

Convém ressaltar e reforçar, que propósito não é mesmo que Visão ou Missão, pois Missão tem a ver com proposta de valor da organização, ou seja, olhar para fora da organização. Já “propósito” é um olhar para dentro da organização, que consolida a ideologia, os valores e cultura organizacional da empresa, trocando em “miúdos”, é a essência do negócio.

Mas, e como trazer tudo isso para o contexto corporativo de nossas cerâmicas? Pois como bem estamos percebendo, o propósito é fundamental para definição da identidade estratégica do negócio, é aquilo que permanece quando nada mais faz sentido e estamos percebendo que a cada dia que se passa, as cerâmicas estão percebendo que explorar atributos técnicos, racionais e funcionais, não mais são elementos para manter uma empresa de pé.

Hoje, elementos sensoriais, emocionais, morais, éticos e espirituais formam o cinturão dos itens intangíveis que visamos buscar identificar ao longo da jornada do cliente, eis os motivos para o qual, as empresas estão subvertendo e invertendo a lógica e, assim, alcançando seus resultados cada vez mais positivos.

“A razão de existir de marcas e empresas pode ser a única chance de não afundar no oceano da desimportância”, escreve a jornalista Claudia Penteado e assim, me vejo na obrigação de informar aos leitores, cinco motivos pelos quais deveriam começar a se importar com o propósito de vossas empresas.

  1. Mobilizar as pessoas – Óbvio que toda empresa existe, para gerar lucro, mas pessoas precisam mais do que isso, elas precisam acreditar em algo, precisam se orgulhar de fazer parte, e assim se conectar com o todo, pois bem sabemos, conexão gera confiança nas decisões e nos processos.
  2. Atrair e Reter Talentos – Visto que o propósito deve estar em tudo na empresa, estar inserido no setor de recursos humanos é de fundamental importância para comprovação dessa máxima.
  3. Tirar a Estratégia do Papel – Embora não seja o mesmo que estratégia, o propósito da empresa deve caminhar junto, mesmo que saibamos que a estratégia se altera periodicamente, em face a questões de mercados e alinhamentos a objetivos temporários, o propósito deve permanecer inalterado, agindo como uma verdadeira cola social.
  4. Ganhar Relevância – Hoje sabemos que novos produtos e serviços surgem aos montes todos os dias e a todo instante, em face ao perfil empreendedor dos brasileiros, deste modo, investir na estruturação de propósito consistente, que causa impacto positivo, ajuda a fortalecer a reputação da empresa. Eis um dos principais motivos da “enxurrada” de startups que vemos ao longo dos anos, suplantando gigantes empresários através da mudança do Status Quo corporativo e volume de informações apresentadas.
  5. Promover Crescimento – Uma pesquisa realizada por uma influente consultoria revela que 70% dos executivos concordam que uma liderança orientada por propósito traz benefícios financeiros a longo prazo, bem como a Gallup, em 2012, já dizia que colaboradores mais engajados, renderam às empresas 22% a mais de lucratividade. Deste modo, podemos concluir que quanto mais a empresa se preocupar com o lucro que ela vislumbrar alcançar, mas perto de obter esse lucro real ela estará.

Para concluir, trago um exemplo do setor cerâmico: “A Cerâmica x,y,z faz ótimas telhas/blocos cerâmicos, pois são projetados, de fácil aplicação e qualidade comprovada….venha comprar com a gente!”

Fazendo uma análise baseado no conceito de que as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz, podemos propor a mudança da comunicação acima para: “Tudo que a cerâmica x,y,x faz, é para desafiar o setor da construção, pois acreditamos que pensar diferente desafia o setor da construção a produzir edificações melhores projetadas, de bom conforto térmico e acústico. Fazemos excelentes produtos….venha comprar com a gente!

Invertendo as ideias, somos capazes de preparar nosso cérebro para que possamos mobilizar mais pessoas do que qualquer descrição lógica ou técnica conseguiria.

Acredito que estruturar o propósito da empresa, de fato, dá trabalho, mas em momentos de grandes dificuldades de inserção de nossos produtos, não podemos deixar de fazer. E, muito menos, após elaborado, ser guardado em uma gaveta ou simplesmente ser colocado num quadro, na parede, para que vire paisagem.

E aí, quer estruturar o seu propósito?

Para mais informações, entre em contato: tecnico@ediasconsultoria.com | (71) 99294-8223.

CEO da Edias Consultoria, Engenheiro de dados, especialista em mapeamento de processos e em eficiência energética. Profissional com mais de 20 de experiências em projetos de implementação e melhoria de indústria cerâmica, tendo atuado em países como Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai, Nicarágua, entre outros.

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