Hoje é:3 de maio de 2024

Qual a importância da argamassa na Alvenaria Estrutural?

Por Rangel Lage | Imagens: Casa Cerâmica

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Alvenaria é a junção de blocos e argamassas. Bom, isto não é novidade, mas comumente vemos uma grande preocupação com blocos de qualidade e deixa-se de lado a qualidade, tanto da produção quando da aplicação da argamassa de assentamento das alvenarias, em especial da Alvenaria Estrutural, podendo gerar grandes prejuízos para o sistema e, portanto, para a segurança e desempenho da edificação.

Na Alvenaria Estrutural, a argamassa desempenha importantes funções, tais como:

  • Permitir apoio uniforme e aderência de um bloco sobre outro;
  • Compensar pequenas imperfeições e variações dos blocos;
  • Vedar a parede, protegendo-a da água e outros agentes agressivos;
  • Absorver deformações naturais a que a parede é submetida (variações térmicas, retração por secagem, pequenos recalques);
  • Importante função na resistência ao cisalhamento e tração da alvenaria não-armada.

Deve-se também dar uma atenção especial à resistência da argamassa em relação ao bloco que será utilizado na alvenaria. Argamassas muito fortes não são recomendadas pois apresentam baixa capacidade de absorver deformações, resultando em tensões elevadas e, consequentemente, aparecimento de fissuras.

Em contrapartida, argamassas muito fracas apresentam baixa resistência à compressão e de aderência muito baixas, prejudicando a resistência da parede.

Recomenda-se que a resistência à compressão da argamassa deve ser próxima a 70% da resistência do bloco utilizado.

Segundo a NBR 16868-1, as argamassas de assentamento devem atender aos requisitos estabelecidos na NBR 13281 e indica no item 6.1.2 que: “para evitar fissuras, recomenda-se especificar a resistência à compressão da argamassa limitada a 1,5 vezes a resistência característica especificada para os blocos”.

A dosagem inadequada, assim como a execução incorreta da alvenaria, são as principais fontes de manifestações patológicas no sistema, por isso, recomenda-se um bom controle e atenção especial a estes itens.

Para mais informações sobre execução, leia também aqui na Revista da Anicer o artigo: “Alvenaria Estrutural: qual a forma correta de aplicar a argamassa?

Especialista e Mestre em Estruturas pela FEC/Unicamp, é Sócio-diretor da Somma Cálculo Estrutural, professor em cursos de pós-graduação da Unicamp, Facens e Unasp, Possui 12 anos de experiência em projetos estruturais de Alvenaria Estrutural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *