Hoje é:21 de novembro de 2024

Rendimento na obra

Por Antônio Pimenta | Imagens: Antônio Pimenta

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Construtores em geral, desde o mais simples pedreiro até as grandes empresas do setor, estão convivendo com alta demanda nos últimos meses, especialmente após o início da pandemia. O volume de obras por todo o país é sem precedentes, uma surpresa agradável ao setor da construção depois de anos de estagnação e recessão.

Com o aumento do volume de obras, muitos produtos começaram a faltar e o aumento de custos com energia, matérias-primas, pessoal, transporte e até com cuidados sanitários para prevenção da Covid-19, pressionaram os preços para cima, tanto de produtos quanto serviços da construção.

Esta elevação de custos remete ao desenvolvimento da construção racional, com redução dos desperdícios – e consequentemente, dos custos. Todos buscam alternativas para fazer uma obra mais limpa, rápida, econômica – e de boa qualidade. Para isso, o setor da cerâmica vermelha também evoluiu nos últimos anos e hoje oferece soluções sob medida para cada obra.

Podemos citar alguns exemplos bem simples, como a substituição dos blocos de vedação horizontais com dimensões de 9x19x19 cm pelos blocos de 9x19x39 cm, possibilitando a elevação das alvenarias mais rapidamente e economizando em argamassa. O mesmo ocorre com as telhas cerâmicas de grandes formatos e os elementos de enchimento de laje.

A substituição das fôrmas de madeira por canaletas e a utilização dos meio blocos também contribuem muito para a racionalização das obras e, consequentemente, reduzem seus custos.

Um pouco mais a frente, a alvenaria de vedação racionalizada e alvenaria estrutural com blocos cerâmicos, são sistemas consagrados de racionalização nas obras, reduzindo o consumo de argamassa, ferragens, eliminando a utilização de fôrmas de madeira, reduzindo sensivelmente os resíduos e custos.

Os empresários do setor de cerâmica vermelha oferecem também produtos em embalagens adequadas a cada obra, como os paletes e mini-paletes, além de uma grande linha de produtos com diversas dimensões, para adequação aos diferentes projetos.

Tudo isto sem se esquecer que os produtos de cerâmica vermelha são uma das alternativas mais sustentáveis na construção, dotados de uma longa durabilidade, excelente isolamento térmico e outras propriedades já consagradas, que atendem plenamente à Norma de Desempenho, sendo assim os produtos preferidos dos construtores. E moradores.

COMPARTILHE

Técnico em cerâmica pelo Senai/SP, administrador de empresas e Consultor Técnico e da Qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *