Por Assessoria de Imprensa da Firjan | Imagens: Divulgação
Foi inaugurado no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, zona norte da cidade, o novo Centro de Referências em Construção Civil da Firjan Senai Sesi, no final de maio, em comemoração ao Dia da Indústria. O espaço tem o objetivo de auxiliar na retomada econômica da cidade e trará qualificação profissional e inovação. O local já conta com o Selo Verde da prefeitura e está apto a atender diversas demandas do setor da construção civil de todos os municípios do estado. O novo centro contribuirá para a formação de novas competências e para os avanços da indústria construtiva, ampliando a visão sobre sustentabilidade, de produção e produtividade e os avanços da indústria.
A gerente geral de Educação da Firjan Senai Sesi, Regina Malta, destacou sobre a expectativa para o novo centro de referências. “Estamos muito contentes com essa entrega, cujo projeto foi fruto de muita reflexão e debate com o segmento e esperamos que nosso Centro seja uma grande alavanca para transformações positivas no setor em nosso estado e para formação de uma nova geração de profissionais”.
Cursos tecnológicos da Indústria 4.0
O novo centro de Referência da Construção Civil da Firjan Senai Sesi Tijuca ficará responsável pela especialização e educação profissional para a cadeia produtiva da construção civil, a unidade tem capacidade de atender por ano de 2.500 a 3.000 alunos do município e de todo o estado.
O presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira ressaltou a importância do novo centro. “O Centro de Referência da Construção Civil já nasce para formar profissionais qualificados e para apoiar as empresas com as tecnologias 4.0. Pelo material que temos, pela modernidade e pela capacidade de transformar profissionais do setor, é considerado o mais moderno do Brasil. O Rio está passando por um momento de investimento em infraestrutura e precisa de qualificação”.
Os cursos oferecidos pelo centro são divididos em três linhas principais:
A primeira é de formação na metodologia BIM (Building Information Modeling), para aplicação em projetos de arquitetura, instalações, gestão e execução de obras, manutenção e operação da edificação, além de aplicações realizadas no FabLab, utilizando fabricação digital e prototipagem rápida.
A segunda linha de ensino diz respeito a novos processos construtivos industrializados, como por exemplo pré-moldados, steel frame, parede de concreto, drywall, entre outros modernos métodos construtivos.
E a terceira linha de cursos é focada na área de energias renováveis, eficiência energética, instalações para reúso e reaproveitamento de águas pluviais e outras propostas voltadas para a sustentabilidade, incluindo tecnologias inteligentes de automação predial e residencial.
O local também oferece cursos técnicos de edificações e de energias renováveis, inclusive em uma modalidade articulada com o Ensino Médio, direcionada para jovens, trazendo diversos níveis de aperfeiçoamento de educação profissional, que auxiliarão ao desenvolvimento do Estado Rio de Janeiro.
Deixe um comentário