Por Carlos Cruz
Construído em 2018 pela Koichi Takada Architects, o edifício Arc, de 17.400 m², fica localizado em Sidney, a capital australiana, e combina o antigo e o novo. O projeto foi dividido em duas partes: a parte de baixo, com um pódio de blocos de cerâmica vermelha e um telhado orgânico projetado para adicionar mais personalidade ao futuro da cidade; e a parte de cima, formada por uma moderna torre de 26 andares.
Em seu interior, uma verdadeira mistura de ambientes, contendo 135 apartamentos, 86 quartos do hotel boutique ‘Skye Suites’ e 8 lojas de varejo.
O conceito está relacionado ao contexto histórico do local. De acordo com a empresa de arquitetura responsável, as proporções dos grandes arcos na fachada do prédio e a escolha do material usado surgiram de uma minuciosa pesquisa com o objetivo de remeter os que visitam o local ao passado de Sidney.
Apesar do receio inicial dos construtores e idealizadores, o projeto recebeu muitos elogios positivos ao uso de alvenaria tradicional no centro da cidade, onde a maioria dos edifícios é de vidro e metal.
Bem ao lado da construção, estão localizados outros dois edifícios que serviram de inspiração para a nova construção: o edifício da Cruz Vermelha e o Armazém Andrew Bros, todos em cerâmica vermelha. Então tudo ali naquele conjunto se relaciona com o passado de Sidney. E para que as pessoas possam fugir da agitação do grande centro urbano, o Arc ainda oferece um terraço acima da parte de alvenaria.
Segundo os arquitetos, a ideia é que o terraço promova um diálogo entre o plano de terra e o plano do céu. Lá de cima, os visitantes podem apreciar uma belíssima vista do Porto de Sidney. A propósito: os arcos curvos do telhado conectam você às linhas orgânicas e ondulantes do Porto de Sidney. Uma experiência única.
Deixe um comentário