Hoje é:19 de maio de 2024

Vitória da Construção Civil

Construído no município de Três Rios, novo laboratório de desempenho da Firjan Senai representa um grande ganho para o Estado do Rio e vizinhos

Por Carlos Cruz

O Rio de Janeiro agora é sede de um novo laboratório de desempenho da construção civil, voltado para atender, dentre outras coisas, aos ensaios das normas de desempenho. O novo laboratório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) está localizado no terreno da Firjan Senai, no município de Três Rios, em um prédio novo.

A especialista em Serviços Tecnológicos da Firjan Senai, Thais Guirau, contou que a demanda pelo espaço surgiu dos próprios profissionais do setor, que precisavam atender ao estabelecido na ABNT NBR 15575, conhecida como Norma de Desempenho Habitacional. “A partir de 2013, a norma de desempenho começou a entrar em vigor, e aí você tinha um prazo de um ano para se preparar, foi uma demanda da própria indústria. A indústria da construção civil viu a necessidade de ter um laboratório, porque não tem um laboratório de desempenho no Rio, então foi uma demanda da própria indústria”, afirmou. Ela relembra que o projeto está em andamento desde 2015.

O laboratório de materiais e sistemas construtivos será o 3º desta proporção no Brasil autorizado a realizar as análises e ensaios técnicos, incluindo fogo e acústica completa. “Na área de desempenho, a gente vai ter uma câmera acústica, que é a 4ª do país e a nossa é uma das mais robustas. Essa câmera acústica vai poder fazer ensaios. A construtora quer fazer uma parede nova, quer ensaiar o sistema dela com um bloco diferente ou qualquer outro tipo de sistema diferente, ela vai conseguir primeiro vir no laboratório, fazer na câmara acústica o protótipo e depois colocar em obra”, explica Thais. De acordo com a especialista, atualmente a Firjan realiza testes de acústica in loco, ou seja, com a obra pronta. Com a nova tecnologia, será possível realizar a análise antes da obra.

O laboratório também conta com um forno vertical. Com a tecnologia, uma estrutura é submetida ao fogo até ceder, possibilitando que seja avaliado o quanto o material aguenta em caso de incêndio. O espaço também realizará estudos sobre chamas e resíduos. “A gente hoje é referência em ensaios de acústica in loco, que é o que a gente faz em obra, então hoje a gente atende ao Brasil todo. A gente tem parceria com alguns Senais do Brasil, atendendo Mato Grosso, Amazonas, Nordeste. Hoje, in loco, a gente atende bastante acústica e agora vai atender aqui com o laboratório mesmo, que é para novos materiais, novos produtos, novos sistemas”, diz.

As análises oferecidas pelo laboratório irão garantir a qualidade dos produtos e processos. Segundo informações divulgadas no site da Firjan, “os ensaios avaliam o esforço estático em guarda-corpo, estanqueidade em esquadrias, permeabilidade das paredes, ações de calor e choque térmico, desempenho acústico e avaliação computacional de desempenho térmico e lumínico, certificando e valorizando empreendimentos do setor da Construção Civil e contribuindo com edificações mais eficientes e seguras”.

De acordo com a especialista, o laboratório já iniciou suas atividades na parte de materiais. A área de acústica começará a ser atendida em março e a de fogo, em novembro de 2023. Thais explica que, quem é sindicalizado do Senai, terá um desconto no atendimento do laboratório. Além disso, segundo ela, o espaço também tem parceria com o Sebraetec, por isso, as empresas cadastradas na consultoria do Sebrae terão cerca de 70% de desconto.

O Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos torna-se o primeiro no Rio de Janeiro creditado a realizar os ensaios oferecidos. Segundo dados da Firjan divulgados em 2019, cerca de R$ 6 milhões foram investidos na construção e adaptação do espaço de aproximadamente 884 m².

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *