Hoje é:20 de setembro de 2024

Dicas de ouro para sua cerâmica se destacar nas redes sociais

Saiba a forma certa de estar presente nas redes, interagir com os clientes e faturar mais

Por Juliana Meneses – Imagens: Divulgação

O mundo virtual é uma realidade cada vez mais inevitável, mesmo para quem acha que foi possível manter seu negócio e ter um bom faturamento até aqui, sem estar presente nas redes, é de se pensar que quem participa ativamente das redes sociais se destaca e lucra mais. Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn, são algumas das redes mais influentes do momento, em que é possível, praticamente sem custos, mostrar sua marca para uma quantidade enorme de clientes.

Para quem está começando nesse universo ou para quem não entende o motivo de não estar se destacando, é importante pensar que este espaço deve ser encarado como uma vitrine de vendas, onde a empresa deve se mostrar de forma atraente, com muito profissionalismo, mas utilizando estratégias corretas para estar em evidência.

Algo fundamental para lidar com as redes sociais é compreender como elas funcionam, as pessoas que interagem neste espaço digital esperam que as empresas respondam de forma rápida, em tempo real, então, estar conectado e ser participativo é uma forma de se destacar perante os concorrentes.

O engajamento também deve ser levado muito a sério, de nada adianta ter uma conta de sua empresa nas redes e deixá-la abandonada por semanas, a periodicidade em que a marca faz postagens e se mostra presente neste espaço será importante para que os seguidores, que são clientes em potencial, possam conhecer mais sobre o trabalho e produtos.

Para Rapha Falcão, especialista em marketing e idealizador do perfil @dicasdigitais, um dos maiores perfis de marketing do Brasil, é muito importante que a empresa trace estratégias para criar uma boa postura no mundo das redes sociais. “Um bom posicionamento para a indústria da cerâmica nas redes sociais é não focar no conteúdo só comercial, ou seja, nas vendas. Você precisa também trabalhar outras estratégias de conteúdos como dicas, mostrar os bastidores do negócio, mostrar como é feito, o passo a passo, mostrar algumas coisas de decoração, tentando sempre conversar com a audiência através do conteúdo, até porque as pessoas estão nas redes sociais mais para buscar entretenimento e educação, e se você ficar só focando na parte comercial, você acaba afastando seus seguidores nas redes sociais. Quer utilizar essa parte de vendas? Você pode fazer uma estratégia de anúncios”.

Rapha Falcão frisa que os usuários das redes sociais se distanciam de perfis que não sejam interessantes, tanto no conteúdo, quanto visualmente. “Primeiro, o que não pode ser feito: ficar só focando na parte comercial, buscando venda. Tem que educar, tem que entreter. É através disso, o conteúdo que a gente faz. Uma outra coisa é parar de ficar mandando spam, ficar mandando direct sem autorização, e-mail sem autorização, isso não deve ser feito nas redes sociais. Outro detalhe, ter um visual ruim, ou seja, você colocar o design das suas publicações com cores que não estejam harmonizando, com conteúdos que não estejam conversando com a audiência, tem muita gente que peca na parte do design. Tem outras coisas como o uso inadequado de hashtags, situações como comprar seguidores, participar de sorteios sem viés focado na audiência, então são várias estratégias que você não pode fazer nas redes sociais”.

Para o especialista, a forma como a empresa se posiciona nas redes pode auxiliá-la a conseguir novos clientes, mas é importante saber como cativar esse público. “O que atrai mais clientes é você ter um posicionamento de passar o conteúdo e esse conteúdo oferecer pequenas transformações para sua audiência. Então, começar a dar uma dica, mostrar como é que você faz, mostrar os bastidores, tudo isso vai trazer uma autoridade maior para a indústria da cerâmica e para empresa de cerâmica, e isso vai fazer com que as pessoas fiquem com uma dívida de gratidão e como é que as pessoas vão ter uma dívida de gratidão, se ela está aprendendo, se ela está sendo educada por você? Comprando o seu produto. É dessa forma que se constrói autoridade nas redes sociais e é dessa forma que você pode fazer para atrair clientes. Essa é a forma orgânica, nós temos também a forma paga que é através dos anúncios, no Facebook Adds ou no Google Adds, que também você pode segmentar seu público ideal, fazendo um direcionamento assertivo para conseguir fazer ofertas e também ter resultados em forma de clientes”.

Sobre a periodicidade ideal para manter os seguidores interessados, Rapha Falcão destaca que cada rede terá sua própria identidade e modo de funcionar, entretanto, é necessário sempre que haja uma frequência razoável para que o público se sinta envolvido com os conteúdos apresentados. “Tratando de redes sociais, algumas possuem características distintas, no Instagram geralmente a gente recomenda que você publique uma vez por dia, no feed, para estar conversando com as pessoas. Nos stories, fazer alguns stories diários, já no YouTube, pelo menos um vídeo por semana, no LinkedIn, fazer algumas interações lá por semana também, mas isso depende muito de onde a empresa vai estar presente nas redes sociais. É importante que você tenha uma frequência e essa frequência deve ser seguida através de um planejamento de conteúdo. Se você trabalha muito bem essa frequência, provavelmente você vai conseguir chegar para mais pessoas”.

Falcão ressalta ainda que as redes sociais podem, sim, ser grandes aliadas para as vendas, por aproximarem a marca de novos clientes, para isso acontecer, deve ser utilizada uma estratégia que desperte interesse, crie uma relação de proximidade com o público-alvo. “O que auxilia nas vendas é um bom atendimento, uma boa equipe de atendimento e que você consiga estruturar um funil de vendas, desde ter um conteúdo para topo do funil - para atrair as pessoas -, a um conteúdo de meio do funil - que é você namorar sua audiência, estar postando lá, despertando o interesse das pessoas -, até você chegar no fundo do funil e fazer uma chamada para ação, uma oferta imperdível. Então o que estrutura mais, o que funciona mais para ter vendas é você trabalhar esse funil e esse funil pode ser estimulado tanto organicamente, com postagens orgânicas no Instagram, no Facebook, no Youtube, em todas as redes e também pode ser estimulado de forma paga, através dos anúncios. Se você tiver isso muito bem estruturado, você vai ter mais vendas”.

O especialista recomenda que, sobretudo no caso da indústria, seja acompanhado de perto pela diretoria da empresa como está sendo feito o trabalho de marketing, pois por conhecerem profundamente os serviços e produtos, a diretoria pode, junto com este setor, escolher as melhores formas de apresentar ao público um conteúdo personalizado e atraente. “Uma dica que eu sempre passo, principalmente na parte de indústria, é que você nunca deixe toda a criação de conteúdo a cargo de uma agência de marketing que você venha a contratar. As ideias e estratégias de conteúdo também têm que sair da direção, de quem está à frente da empresa. Então, separa um momento para se reunir com a agência, caso tenha alguma agência, caso tenha um departamento de marketing em um formato de brainstorm, para discutir estratégias para alavancar as redes sociais, alavancar o marketing digital do negócio e isso tem que ser uma via de mão dupla, tem que ter tanto abertura da agência, quanto os dirigentes sentarem e traçarem um acordo, uma vez por mês o brainstorm do marketing, isso funciona muito, muito bem. E também essa questão da consistência, foi para as redes sociais, vai de forma profissional, tenha uma boa apresentação, tenha uma boa frequência, humanize, faça atendimento que com certeza você vai conseguir ter resultados, e aí, se você quiser aprofundar mais, acompanhe o Dicas Digitais que tem sempre conteúdos legais para ajudar as pequenas empresas, principalmente, nessa área de negócios, até mesmo a cerâmica”.

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Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

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