Hoje é:20 de setembro de 2024

Marketing de Conteúdo pode ser o diferencial para seu negócio

Entenda como esta estratégia utilizada nas mídias sociais podem melhor sua relação com seus consumidores e resultar em mais vendas

Por Juliana Meneses – Imagens: Adem AY, Melanie Deziel, Diego PH, Headway

Um dos pontos cruciais para se relacionar bem com seu público-alvo nas redes sociais é saber o que e como escrever, hoje em dia na era digital, não basta você e sua empresa terem um excelente produto, é preciso mostrar isso para aqueles que podem comprar sua mercadoria. Para marcar presença da forma correta mas mídias digitais é preciso ter um conteúdo interessante e que se destaque dos seus concorrentes, do contrário, seus possíveis clientes podem achar os produtos e serviços de outra marca melhores do que os seus simplesmente porque a forma como eles foram expostos no universo da internet foi melhor apresentada.

Nem toda marca está familiarizada com esse tipo de marketing, na construção civil e na cerâmica vermelha, diversas empresas ainda não possuem redes sociais, ou quando possuem não entregam para seus clientes conteúdos atraentes e com isso podem estar perdendo dinheiro, já que o concorrente pode estar fazendo um trabalho bom nas redes, então para não ficar para trás é fundamental se inteirar de tudo relacionado as redes sociais e ao marketing digital.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, que podem ser por texto ou vídeos. A forma que é feita a promoção de uma determinada marca não é uma propaganda direta, mas por meio de conteúdos que criam um relacionamento entre o cliente e a empresa, mostrando as possíveis soluções para seus problemas.

Engajamento

No marketing de conteúdo o foco será engajar o público-alvo e fazer suas redes sociais crescerem e ganharem destaque. Os conteúdos que a marca postará devem ser relevantes, ou seja, é preciso atrair e envolver aqueles que acessem o seu perfil, mostrando por meio de suas postagens o que são os diferenciais de sua empresa, como ela se destaca dos concorrentes, como ela se mostra quanto as questões de relevância social, por exemplo com as causas ambientais, tudo isso irá gerar valor e criará sua reputação no universo digital.

É importante pensar que as redes sociais, diferente de outras mídias, não são apenas para postar, mas também para interagir. Então, é fundamental estar atento a tudo que seu público questiona e sugere, pois isso faz parte da criação do bom relacionamento que também auxilia na credibilidade de uma marca, mostrando que sua empresa se importa com o que os clientes pensam.

Estratégias de Marketing de Conteúdo

Para desenvolver um conteúdo atraente e relevante serão utilizadas cinco etapas:

Planejamento: é necessário criar um plano de quem será responsável por cada tarefa para atingir as metas e de que modo deve ser executado. Aqui é importante pensar em seu público, como ele pensa, o que ele espera de seu produto, quem são majoritariamente essas pessoas, o que elas gostariam de ver nas suas redes, isso facilitará seu trabalho posteriormente.

Elaboração da persona: a persona será a forma como sua empresa irá se apresentar ao seu público, após criar a persona, todos os conteúdos devem estar relacionados com esse personagem, a forma como ele irá se expressar.

Criação do conteúdo: essa é a parte que deve ter mais atenção, com a persona criada é preciso pensar em conteúdos interessantes, como por exemplo o modo que sua empresa trabalha, o dia a dia dentro da fábrica, isso pode ser feito por meio de vídeos e stories.

Distribuição: após produzir os conteúdos de sua empresa é preciso divulgá-los de uma forma eficiente, pensando nos horários que seu público utiliza mais as redes sociais para ter maior alcance.

Mensuração dos resultados: nesta última etapa, serão conferidos se seus esforços estão sendo eficientes, é preciso conferir o tráfego e as interações sociais, nas plataformas de mídias sociais é possível fazer essas verificações.

Dicas do Especialista

Para o especialista em marketing de conteúdo, Gabriel Trindade, que realiza um trabalho no Instagram focado em ensinar a criar estratégias de conteúdos, o marketing de conteúdo é importante para uma empresa por mostrar ao público que aquela marca entende muito do assunto, elevando o conceito perante os clientes, que passam a enxergá-la como uma autoridade do tema. “Quando você mostra a uma pessoa que você domina um determinado assunto, ela passa a te enxergar como autoridade e as chances dela te procurar, caso precise de um olhar mais próximo em relação àquilo, aumenta. O marketing de conteúdo é isso, ele permite que você aumente sua autoridade em relação a algum nicho criando conteúdo sobre o mesmo”.

Trindade explica que para construir conteúdos atraentes para o seu nicho é preciso ser original e ter uma forma única de mostrar sua marca, criando um diferencial que irá destacá-lo. “Eu desenvolvi um método que ensino em minhas mentorias que é o método de conteúdo infinito. De forma resumida: você precisa saber exatamente para quem você vai falar (sua persona), construir uma forma de comunicação autêntica, ter uma linha editorial e saber buscar referências. Colocando um pouco mais de tempero sai uma bela estratégia de marketing de conteúdo”.

O especialista afirma que o conteúdo nas redes sociais influenciam os possíveis clientes em querer comprar o produto de determinada empresa. “Isso é bem legal falar, cada vez mais as marcas apostam em criadores de conteúdo por dois motivos estratégicos: alcance e credibilidade que possuem. Outro fator interessante é que quando um usuário do produto o divulga nas redes sociais, existe uma tendência grande de outras comprarem”.

Gabriel Trindade conta que utilizar as redes sociais de sua marca como um encarte de vendas é um erro comum e que deve ser evitado, não é assim que você conquistará a audiência dos seus possíveis clientes, é preciso estratégias e conteúdos interessantes. “Um erro muito comum é usar as redes sociais como encarte, jogando os preços e só. Outro erro comum é criar conteúdo para si em vez de criar para a audiência e um terceiro erro que geralmente as pessoas cometem no início é não acompanhar um criador de conteúdo sério e que de fato estude a plataforma, eu chamo essa galera de Guru. Corram de Gurus”.

Para o especialista existem formas específicas que auxiliam uma marca a atingir seu público e é preciso investir nelas para ter sucesso nas redes. “Ficaríamos horas falando aqui, mas de forma bem resumida, nós temos 3 formas de impactar o público: criando conteúdo em diversos canais de comunicação (o que chamamos de omnichannel), fazendo anúncios nas plataformas para que você consiga ser assertivo na entrega no seu conteúdo ou até mesmo para fazer venda direta e campanha com influenciadores”.

Trindade alerta ainda sobre a importância de procurar profissionais capacitados para o gerenciamento das mídias sociais, que criem conteúdos relevantes para auxiliar no impulsionamento da marca, o que criará relacionamento com os clientes e poderá ser uma alavanca de vendas. “É importante entender que o marketing de conteúdo é um trabalho contínuo que serve como suporte para a marca e principalmente para construir autoridade e confiabilidade. Pesquisem no mercado profissionais sérios, que de fato estudem sobre o assunto e que tenham fontes de informação seguras”.

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

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