Hoje é:20 de setembro de 2024

Como crescer no Instagram e se tornar referência em seu mercado de atuação

Por Juliana Meneses | Vídeo: Divulgação Copfy

O Instagram, rede social do mesmo grupo que o Facebook e o WhatsApp, se tornou, dentre todas, a rede mais importante da atualidade, hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo. Criado por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010, em pouco tempo já era um dos aplicativos mais promissores.

Com foco em imagens, em seu início o Instagram era utilizado como uma espécie de álbum de fotos, mas com o tempo, a empresa foi alterando seus objetivos centrais e acrescentando funções como vídeos de vários formatos e stories com tempo de duração de 24h. A rede busca sempre inovar e de acordo com o que funciona bem com os usuários, acrescenta novas funções. Além disso, sua atividade comercial ganhou um espaço enorme, com melhores resultados para entregar conteúdos digitais para clientes em potencial e com isso ter a oportunidade de conquistar uma fatia maior no mercado de vendas.

Você precisa fazer seus seguidores prestarem atenção no seu perfil

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box para entender os hábitos dos usuários brasileiros no Instagram, o país é o 2º no mundo em número de usuários nessa rede social, atrás apenas dos Estados Unidos. A pesquisa revelou que 84% do público tem entre 16 e 29 anos, e 44% dos jovens afirmam que o Instagram é a rede que mais utilizam. Já na escala entre 40 e 49 anos, 34% disseram que o Instagram é sua rede preferida.

Outros dados que a pesquisa mostrou afirmam que 15% dos usuários usam o Instagram para fazer compras, 56% entram na rede várias vezes por dia, 62% publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do que o feed.

Marketing Digital

Nesta rede, o espaço para empresas divulgarem seu trabalho e criarem relacionamento com clientes é enorme. A pesquisa afirma que 86% dos usuários seguem contas de marcas na rede e 47% gostam de usar o Instagram como um local para acompanhar e curtir fotos de empresas e marcas preferidas, além de 79% acharem que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores, o que torna este espaço uma espécie de vitrine de trabalho.

Os novos recursos do Instagram, Loja e Reels são inovações que possibilitam interagir com clientes em potencial, anunciar e vender seus produtos.

Sendo uma rede de tanto alcance, é possível pensar que as marcas devem estar presentes no universo digital do Instagram e, para isso, são necessárias diversas estratégias, que precisam ser executadas corretamente para atingir o resultado esperado e ter mais chances do seu perfil se destacar dos concorrentes.

A Revista da Anicer conversou com o especialista, Lucas Bernardes, da Copfy, que auxilia empreendedores a ter mais chances de vender no universo online, confira as dicas e comece hoje mesmo a deixar sua rede social focada no que atrai clientes de verdade.

Juliana Meneses é jornalista na Anicer.

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