Por Carlos Cruz
Na era da informação, todos os dias somos surpreendidos com descobertas de novas tecnologias e o desenvolvimento de novas técnicas nas mais diversas áreas. E quando o assunto é construção civil, o que não faltam são novidades pintando por todo o país, grande parte graças ao avanço das pesquisas em cerâmica vermelha nas universidades e centros tecnológicos.
Com o objetivo de capacitar os profissionais da cerâmica vermelha para adequação às principais tendências do mercado da construção, a Anicer criou o Educ@nicer, uma plataforma de ensino a distância (EAD) para o oferecimento de cursos 100% on-line, que podem ser vistos a qualquer hora e quantas vezes o usuário quiser, pelo período de um ano.
De acordo com o diretor de Marketing da Anicer, Constantino Bueno Frollini, são conteúdos que vão auxiliar diretamente no trabalho e levar conhecimentos técnicos de diversos temas, com instrutores especializados, oferecendo para as empresas a oportunidade de desenvolver suas equipes com um favorável custo-benefício. “O Educ@nicer foi um programa desenvolvido pela equipe da Anicer, com o intuito de fomentar o conhecimento técnico gerado pela Associação para o mercado (o que é ótimo!) e que fizemos questão de manter e ampliar as informações e canais”, destacou Constan, como prefere ser chamado.
Inicialmente com conteúdos voltados para o mercado da construção, o programa traz agora cursos mais específicos para os ceramistas, como a queima na indústria de cerâmica vermelha, tema do primeiro curso de 2022 oferecido pela plataforma.
Constan explica que, para pensar os programas, a equipe da Anicer realizou pesquisas para identificar quais eram as principais demandas por conhecimento no dia a dia das fábricas. “E com isso criamos cursos on-line com foco nos problemas que o ceramista vive no dia a dia, tanto voltados para a fábrica como voltados para o público interessado em construção”, esclarece o diretor. E acrescenta: “Seguimos a linha de educar para fidelizar”.
Além do curso de secagem, o Educ@nicer também está oferecendo treinamentos em gestão comercial, processo de queima e alvenaria sem função estrutural.
O empreendedor Marcelo Alciati é outro convidado da Anicer para ministrar o curso Gestão de Mudança em Vendas e Atendimento. Idealizador e proprietário da Max Escola de Vendas, Alciati é também consultor e palestrante.
Marcelo explica que pretende apresentar em seu programa a observação do profissional de vendas em identificar quem é o seu cliente a partir do seu perfil de consumidor. “Alguns clientes são sérios, outros adoram conversar, outros são pessoas práticas e outras são de difícil entendimento. Cada pessoa tem uma característica própria e o curso quer demostrar aos profissionais de venda do setor cerâmico essas diferenças e assim construir mais proximidade, gerando mais negócio a cada atendimento”, conta o consultor.
Ele elogiou a iniciativa da Anicer e destacou que cursos, palestras e treinamentos são ferramentas que auxiliam as pessoas para aumentar os resultados. “Quando uma pessoa conhece algo, ela passa a ter informação, quando ela internaliza e usa essa informação, ela passa então a ter conhecimento, e como sabemos, o conhecimento é um fator importantíssimo para o desenvolvimento das pessoas e das empresas”, disse.
Futuramente, Marcelo pretende oferecer cursos de Prospecção de clientes e Planejamento de Vendas.
Para Constan, o desafio maior é conseguir professores gabaritados em algumas áreas como telhado, lajes e extrusão. “Estamos batalhando para conseguir bons profissionais com ótimos conteúdos técnicos. Tenho fé que conseguiremos atingir nosso objetivo e ter uma grade completa da extração até a venda e utilização dos produtos que fazem parte do catálogo dos associados Anicer”, acredita o diretor.
Na visão de Constan, um detalhe que ele considera interessante dessa empreitada é que foi criada uma linha de receita para a Anicer e para os professores envolvidos, ajudando a ampliar o escopo de conteúdo e serviços que a associação fornece para seus associados com um bônus. “Esse projeto possibilitou aumentarmos nosso vínculo/relacionamento com os professores e profissionais que durante a pandemia estavam com dificuldades de realizar seu trabalho. Fico feliz em afirmar que a missão do Educ@anicer é atender aos nossos associados, sua equipe e o mercado através da educação visando garantir um futuro mais tranquilo para as próximas gerações de ceramistas brasileiros”, conclui.
Conheça os cursos disponíveis no Educ@nicer.
Deixe um comentário