Por Juliana Meneses | Imagens: @taisanunes_feitopormim, @ceramicapatriciahenriques e @ateliemanarteceramica
A cerâmica vermelha é atemporal. Ela é utilizada desde a construção civil, como um material substancial e essencial para a construção de casas e edifícios, até revestimentos e itens de decoração. Esse caráter multiuso faz com que o material seja diversas vezes reinventado por designers e artistas plásticos, que o utilizam para criar obras e itens utilitários para os mais distintos ambientes.
Apesar do grande processo de industrialização, com uma maior consciência ambiental que vem sendo propagada nos últimos anos, o que se vê hoje é um movimento de retomada para a utilização de objetos feitos de materiais duráveis, não descartáveis e, com isso, não poluentes.
Com isso, aqueles itens que estavam guardados na memória afetiva, muito comuns de serem vistos nas casas das avós, estão em alta por serem, além de lindos e estilosos, feitos de um material confiável e duradouro.
Os famosos filtros de barro, feitos em argila, conferem este aspecto que faz lembrar de algo antigo e ao mesmo tempo muito eficiente. Eles possuem uma vela que faz com que a água esteja em um perfeito estado para ser consumida. O material cerâmico não deixa que o calor externo entre em contato com a parte interna do reservatório, mantendo a água sempre fresca e agradável. O filtro também é utilizado como objeto decorativo.
As tigelas, copos, pratos, copos e xícara em cerâmica vermelha são itens perfeitos para quem quer fugir dos descartáveis de plástico, extremamente poluentes. O material além durável, é também bonito e pode ser deixado a mostra para decorar cozinha ou sala. É possível encontrar diversos artesãos que se dedicam exclusivamente a produção artesanal destes itens.
As famosas panelas de barro, feitas de cerâmica vermelha, originárias dos povos indígenas, são muito tradicionais em diversas regiões do país. Muito utilizadas para feitura de frutos do mar, por exemplo. Diferentemente das panelas de alumínio, as panelas de barro trazem um sabor especial aos alimentos, que são cozidos de modo mais lento, preservando também o valor nutricional.
Os vasos de cerâmica vermelha combinam o aspecto natural do material com o verde das plantas, numa união muito harmônica. O material proporciona as raízes das plantas, em sua parte interna do vaso, a manutenção da temperatura ideal, o que faz com que elas durem e fiquem saudáveis.
Os objetos decorativos de cerâmica são peças artesanais e originais, muitas vezes que refletem a cultura e regionalidade, são capazes de trazer personalidade ao ambiente, tornando a casa num lugar especial.
Deixe um comentário