Hoje é:18 de maio de 2024

Monocromático sim, e daí?

Na Indonésia, tradição e modernidade se misturam na arquitetura das casas

Por Carlos Cruz | Imagens: Mario Wibowo/archdaily

Em Jacarta, na Indonésia, o tom monocromático de uma construção residencial chama a atenção de quem passa por ali. Por exigência do proprietário, que conhece bem os benefícios do material cerâmico, todo o prédio foi construído com tijolos maciços de cerâmica vermelha.

Com uma área de 616 m², a edificação é dividida em três grupos principais por função: área semi-privativa, área privada e área de serviço. Do lado de fora, as cercas feitas de barras de ferro mantêm a claridade da fachada.

No telhado que cobre o portão, com um grande beiral, uma grande abertura de vidro e uma parede levitada criam a sensação de leveza interior. A ideia foi promover uma interação infinita entre áreas internas e externas.

Em toda a casa, a parede externa é sólida e semitransparente, permitindo que a luz natural entre sem tirar a privacidade dos moradores. Todos os ambientes privativos e semi-privativos têm vista para a piscina. A limitação é apenas uma chapa de vidro.

Um terraço de tijolos reforçou ainda mais a relação entre o interior e o exterior. Para maximizar o uso desse espaço, o telhado foi estendido para proteger o terraço do sol e da chuva. O beiral possui 3 m do lado da piscina e 2,5 m na outra face. O nível entre o terraço e o interior é ligeiramente diferente, tornando a unidade nesta área interna mais forte.

Carlos Cruz é jornalista na Anicer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *