Hoje é:18 de maio de 2024

Novos produtos e novas perspectivas para a indústria de cerâmica vermelha

Por Jeferson Lemke

O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seu autor.

Antes da inovação, vem a normatização

Como ponto de partida de qualquer projeto inovador é importante destacar a importância no atendimento do produto ou processo aos requisitos normativos nacionais e portarias vigentes. Esta ação torna mais simples, dinâmico e eficaz, o projeto em que o produto final, já nasce enquadrado nos moldes determinados pelo país de origem e, diga-se de passagem, muitas vezes também enquadrado nos moldes normativos de países estrangeiros, com possível marcado potencial.

Atualmente, muitas empresas têm buscado inovar em produtos, vinculando tal ação aos novos sistemas construtivos que, cada vez mais práticos, tendem a atender a necessidade de enquadramento aos requisitos previstos na Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575, não sendo uma tendência, mas sim uma necessidade mercadológica.

Investimento em tecnologia

O emprego de tecnologia nas edificações, por parte de arquitetos, decoradores e engenheiros que fazem uso de softwares para simulação, tem sido um grande facilitador na elaboração e apresentação de projetos arquitetônicos arrojados. Testes de cores, texturas, materiais, simulações de sistemas construtivos, simulações de exposição e comportamento ao sol, ações do vento, umidade e, até mesmo, das influências de vegetação no entorno da obra, têm servido como ferramentas portáteis, úteis e cada vez mais empregadas no atual cenário construtivo. Toda essa tecnologia aplicada resulta em sistemas que integram vários elementos da edificação, podendo ser acionado de maneira remota, além de funcionar mutuamente em conjunto.

Tendências de interação da obra com o meio

A aplicação de elementos naturais, cada vez mais empregada, cria um novo estilo que reúne natureza e construção em um mesmo projeto, sendo uma grande tendência na arquitetura, a integração interior/exterior.  A partir de modelagens que geram continuidade e permitem a percepção visual do terreno para as áreas internas (e vice-versa), a edificação e todo o meio no qual está, ficam em harmonia e parecem se fundir, destacando o uso de elementos construtivos com aparência de materiais naturais, contribuindo para a riqueza dos projetos e a valorização do aspecto original dos demais insumos empregados nas construções, sendo um grande nicho os materiais cerâmicos rústicos aparentes.

Design simplificado

Cada vez mais, estão sendo empregados nos projetos arquitetônicos, elementos que remetem as formas e geometrias encontradas na natureza, sejam elas grandes estruturas em pisos e paredes ou aplicados ao design do mobiliário e dos acessórios utilizados nas paginações decorativas, trazendo as formas orgânicas para dentro dos modernos sistemas construtivos.

Não existe uma receita universal para as peças cerâmicas. Cada empresa tem a sua identidade, porém, existem passos que devem ser seguidos e, principalmente, respeitados.

Perseverança

Nenhuma empresa pode empreender se o seu gestor não tiver a habilidade de persistir nos seus objetivos e capacidade de contornar as situações que não saem como planejadas, ajustando os projetos conforme a necessidade.

Pesquisa mercadológica

A principal tarefa neste passo é estabelecer um vínculo com o cliente e identificar suas necessidades, para depois desenvolver um modelo para o produto ou serviço e não simplesmente “convencer” sobre a eficácia dos mesmos.

Planejamento e modelo de negócio

Evitar sobreviver apenas de imediatismos. Toda boa ideia precisa de um tempo de maturação e isso deve ser respeitado. É comum a ideia de realizar o investimento na empresa com o que se tem de recurso e produzir o que for possível. O modelo correto é estabelecer um modelo de negócio e depois buscar recursos para realizá-lo, criando a estrutura no porte necessário, podendo assim oferecer o produto na medida certa que o mercado precisa.

Política de reinvestimento

Destinar um recurso exclusivamente para investimentos na empresa, baseado na vida útil de cada produto, levando em consideração que adaptações do portfólio de produtos e serviços serão necessárias. Lembrando que “o produto que você tem hoje, não garante o seu sucesso daqui a três anos”.

A aplicação de elementos naturais, cada vez mais empregada, cria um novo estilo que reúne natureza e construção em um mesmo projeto, sendo uma grande tendência na arquitetura, a integração interior/exterior.

Estruturação da marca

Empresas de sucesso pensam sempre em solidificar a sua marca, sendo ela a corporativa e a do produto cerâmico.

Por fim, sobreviver e gerar resultados positivos, durante anos, oferecendo exatamente o mesmo produto, o mesmo serviço e trabalhando da mesma forma, está cada vez mais difícil.  O mercado da construção necessita que a demanda existente seja atendida com soluções rápidas, inovadoras e de qualidade.

*O conteúdo deste artigo não necessariamente reflete a opinião da Anicer e é de responsabilidade de seus autores.

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Técnico em Cerâmica, Auditor Técnico, atuante no mercado de cerâmica vermelha, nas áreas de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos e gestão de processos.

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